Notícias

Google lança projeto para acelerar navegação no mobile

08/10/2015

Google lança projeto para acelerar navegação no mobile

O Google anunciou nesta quarta-feira (7) uma novidade que promete melhorar a experiência do usuário no mobile. A plataforma, batizada de Accelerate Mobile Pages (AMP), pretende tornar mais ágil a leitura de conteúdo em tablets e smartphones.

A ideia central do projeto é aumentar a velocidade de carregamento dos conteúdos. Essa aceleração pode acontecer duas formas: na programação de cada site, através da tecnologia AMP HTML, desenvolvida pela gigante, ou através do cache, em que o Google passar a entregar o acesso de forma mais rápida por ter um número maior de servidores.

O usuário não precisará fazer nenhuma alteração nas configurações de seu dispositivo para acessar as páginas utilizando a AMP. basta continuar navegando e fazendo buscas normalmente. A diferença de velocidade só vale para os dispositivos mobile.

A novidade deve entrar em vigor no início do ano que vem, mas pode ser testada através de um protótipo disponibilizado pela gigante (clique aqui ).

O projeto, que foi desenvolvido em conjunto com empresas de jornalismo e tecnologia, já conta com o apoio de grandes veículos como The New York Times, Telegraph e Vox Media. No Brasil, nomes como Editora Globo, Folha de S. Paulo e Abril também já constam como parceiros da nova empreitada do Google. Pinterest, LinkedIn e Twitter também fazem parte do projeto.

Fonte: Adnews




<< Voltar