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Marketing digital para diferentes gerações de empresários

25/08/2015

Marketing digital para diferentes gerações de empresários

Conjunto de estratégias e ações aplicadas ao universo on-line, visando disseminar conhecimento de uma marca, produto ou serviço, o marketing digital está presente entre os empresários da chamada geração Y, formada por pessoas que experimentaram desde cedo o uso da tecnologia e acompanharam de perto o desenvolvimento de novos gadgets.

Tais profissionais geralmente estão assumindo cargos de mais relevância estratégica nas empresas, inclusive sucedendo a avós, pais e tios no comando dessas companhias. Essa geração conectada é constituída por usuários ativos desse universo, imediatistas, preferindo táticas que tenham mais criatividade, humor e sagacidade. Arriscam mais, naturalmente.

Ao contrário, a geração Baby Boomer, composta por pessoas nascidas após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964, tende a ser mais tradicional, menos impulsiva, evitar riscos e preferir estratégias que lhes deem mais segurança.

Embora tenham perfis e valores muito distintos, ambas as gerações acabam reagindo de forma parecida ao uso da Internet – acessam diariamente, possuem computadores e tablets, gastam um bom tempo on-line, assistem vídeos, consomem no e-commerce e utilizam smartphones constantemente.

Empresários de ambas as gerações já perceberam as possibilidades e estão investindo em marketing digital e colhendo ótimos resultados, se interessando em descobrir novas estratégias que permeiam a web, aumentando a verba destinada ao digital. O marketing digital se modifica constantemente, e as empresas estão de olho nesse dinamismo para abrir e conquistar novos nichos de mercado, mantendo os negócios atualizados e em evidência.

Entretanto, as ferramentas do mundo virtual vão além de simplesmente comunicar sobre o negócio, gerar interesse da audiência e aumentar as vendas. Elas suscitam um melhor relacionamento com o público-alvo das empresas, proporcionando cada vez mais personalização da experiência do consumidor por meio de estratégias de marketing de conteúdo, utilização de Google Adwords, Search Engine Optimization (SEO), planejamento da presença nas redes sociais e, principalmente, de estratégias para mobile, assim como aumento do uso de vídeos.

Os bons resultados do marketing digital também se dão justamente por aliar essas informações ao uso efetivo e estratégico do Big Data, segmentação e personalização das ações nesse universo virtual de acordo com cada perfil, permitindo alcançar um atendimento satisfatório a esses consumidores.

Até mesmo em tempos desafiadores, como o atual, o marketing digital deve ser encarado como um investimento para manter as empresas ativas no mercado. É necessário vê-lo como forma de entender melhor as vontades de seus consumidores para adaptar as estratégias, visando gerar proximidade com sua audiência.

As companhias que investem em estratégias digitais tendem a colher melhores resultados. Seja no mundo real ou no virtual, construir uma reputação e se manter presente no mercado são processos muito complexos. Afinal, empresas que almejam colocar seu empreendimento em evidência precisam, a todo custo, evitar cair no esquecimento.

Fonte: administradores




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