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O marketing digital vai fazer a venda tradicional acabar?

16/11/2015

O marketing digital vai fazer a venda tradicional acabar?

Com o crescimento do segmento de marketing digital, o que o vendedor precisa fazer para manter seu espaço no futuro próximo?

Até o momento, em muitas situações, as coisas ainda funcionam assim: dependendo do porte do empreendimento, a empresa pode ter cerca de dois mil colaboradores. Entre eles, uns 6 vendedores. E aqui, vemos uma das belezas da missão dos vendedores: a comida na mesa de duas mil famílias depende daquela meia dúzia que trabalha na área comercial.

Mas será que isso vai mudar? Os vendedores, quando não são eles mesmos os empreendedores de seus próprios negócios, podem ter seu trabalho ameaçado?

Segundo Philip Kotler (que provavelmente dispensa apresentações, mas que é um dos principais responsáveis pelo que conhecemos como marketing hoje em dia), as ferramentas digitais e tradicionais devem andar juntas. E veja como faz sentido:

Se pararmos para pensar, o trabalho existente em vendas para pesquisar (o mercado, concorrentes, consumidores) e agregar valor também é realizado no marketing digital, em uma prova de que pode haver uma boa integração entre as áreas. E os clientes que são atraídos pelo marketing digital, em muitos casos, sempre precisarão do bom atendimento de um vendedor, não é mesmo? Não é todo produto ou serviço que pode ser comprado sem interação humana.

Ou seja, o marketing digital pode facilitar os resultados de vendas, fazendo com que o vendedor talvez possa passar mais tempo fechando negócios do que fazendo prospecções iniciais.

Além do mais, já reparou nos classificados dos jornais como sempre há vagas para vendedores, e representantes comerciais? Você acha que algum dia as empresas vão deixar de precisar de quem faz as coisas acontecerem?

Então, você já sabe o que fazer: Continue a se qualificar e a qualificar sua equipe de vendas!

Fonte: administradores




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