Notícias

Ser empreendedor em tempos de crise

20/10/2015

Ser empreendedor em tempos de crise

Definições sobre o que é ser empreendedor não faltam. Pode-se entender como empreenderdor aquele que inicia algo novo, que enxerga além do que ninguém enxerga, que realiza algo que dantes estava apenas no papel e sonhos e toma a iniciativa de concretizá-los.

Significa ser empreendedor aquele ser que produz idéias novas com a fusão entre imaginação e criatividade. E para que isso seja possível é preciso reunir determinação e habilidades como, de organizar, de lidar com pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos.

A crise econômica cria oportunidades ao mesmo tempo que impõe dificuldades. Encontrar soluções quando o cenário é desfavorável e crescer em momentos de dificuldade também significam empreender. O famoso ditado dizia: " Enquanto uns choram,outros vendem lenços". O risco é inerente ao empreendedorismo e algumas dicas são importantes para superar tal momento econômico.

1. Estudar o mercado

Buscar conhecimento com especialistas, saber quais anseios do consumidor, procurar saber onde estão os problemas

2. Um passo a frente

Mostrar as pessoas o que elas ainda não sabem o que precisam. Antecipar tendências de mercado.

3. Investimento em novidades e diferenciais

Buscar vantagem competitiva que sobressaia em meio a concorrência. Concentrar-se na gestão de recursos através da redução de custos e otimização dos processos.

Por fim, tornar-se um empreendedor de sucesso em meio a crise econômica é um imenso desafio. Empreender significa promover mudanças na sociedade. E para garantir o crescimendo e a sobrevivência da empresa é necessário encontrar a vantagem competitiva que o diferncie do mercado.

Fonte: administradores




<< Voltar