Vender na Internet, na atualidade, não se trata apenas de uma opção para aumentar o faturamento. O posicionamento no digital é fundamental diante de um público cada vez mais conectado.
Em outras palavras, deixar a sua empresa fora do ambiente virtual é o mesmo que não existir para muitas pessoas. Isso porque, buscar por produtos e serviços na Web é uma prática que vem ganhando um espaço enorme entre os consumidores.
Em contrapartida, Vender na Internet não é uma tarefa tão simples como parece. Da mesma forma que comercializar em uma loja física exige dedicação e paciência, no mundo digital isso não é diferente.
Embora haja espaço para todos, são as estratégias certas que irão te colocar à frente da concorrência. Ou seja, independentemente do seu nicho de atuação, Vender na Internet consiste em apostar em métodos e ter persistência para atingir os resultados esperados.
Para te ajudar nessa missão, nós, da PlanoBWeb, separamos 10 dicas de como Vender na Internet que vão te deixar totalmente por dentro do assunto. Anote todas elas e se posicione no digital quanto antes! Vamos lá?
Antes de tudo, o que Vender na Internet?
Outra dúvida muito comum das pessoas que estão começando no ambiente on-line, é o que Vender na Internet. É importante destacar que há uma série de respostas para essa pergunta e, o que você talvez não saiba, é que hoje é possível comercializar tudo – ou quase tudo – pela Web.
Vale dizer, também, que existem diferentes formas de se posicionar digitalmente. Isto é, muito mais que vender produtos ou serviços, você precisa conhecer todos os canais nos quais isso é possível.
A seguir, confira o que, e como Vender na Internet.
Venda de produtos e serviços em marketplaces
Uma forma bem tradicional de Vender pela Internet é apostar nos marketplaces. Um bom exemplo de marketplace é o Mercado Livre. Nele, você pode abrir o seu espaço como vendedor e comercializar produtos e serviços.
Melhor dizendo, é como se você alugasse uma loja numa grande galeria e disputasse a atenção dos consumidores com os seus concorrentes. Isso porque, o marketplace é um canal que conecta vendedores e clientes, ampliando não apenas o alcance dos itens à venda como também, facilitando o processo de compra.
Ao Vender na Internet por marketplace, os seus produtos ou serviços podem ser encontrados por milhares de pessoas sem a necessidade de tantas estratégias. No entanto, a parte ruim, é que os usuários podem comparar as suas ofertas em tempo real com a concorrência e optar por outro vendedor.
Vale dizer que para vender em um marketplace não é necessário ter uma loja física e nem virtual. Porém, é preciso contar com um bom estoque em caso de produtos, uma vez que você será responsável pela entrega.
No caso de venda de serviços, o estoque não existe. No entanto, há o compromisso de arcar com os prazos pré-determinados no ato da compra. Lembre-se disso!
Venda de produtos e serviços por e-commerce e páginas próprias
Outra opção para Vender na Internet é apostar no e-commerce ou páginas próprias da empresa. Embora o marketplace seja uma excelente forma de lucrar, ele não é tão bom quando o assunto é posicionamento no digital e controle de vendas.
Ao investir em um e-commerce ou página própria para vender produtos ou serviços, o seu negócio terá muitas vantagens como a de poder personalizar a loja como preferir, ter total organização sobre os lucros, e ainda divulgar melhor a marca.
É importante destacar que páginas próprias não são apenas blogs e sites, mas também redes sociais. Ou seja, hoje é possível vender muito bem pelo Instagram, Facebook e até mesmo pelo WhatsApp.
- Leia também: Dicas de como vender no Instagram
Venda de infoprodutos
Uma forma muito popularizada de Vender na Internet é criar infoprodutos, ou seja, produtos digitais. Assim, se você já tem um negócio que comercializa e-books, planilhas ou cursos, por exemplo, também pode contar com plataformas exclusivas para esse tipo de venda.
No entanto, é possível vender produtos digitais também pelos canais citados anteriormente, sendo as páginas próprias as mais indicadas. Pelas redes sociais esse tipo de divulgação tende a ser expressiva, inclusive, você pode apostar em anúncios para alcançar um público maior.
Agora que você já sabe o que Vender na Internet e quais os melhores canais, vamos, portanto, conhecer as dicas para ter sucesso nessa prática. Acompanhe, a seguir!
10 dicas de como Vender na Internet
Conheça agora 10 dicas de como Vender na Internet e anote todas as estratégias para se destacar no digital.
1. Aposte em mais de um canal de venda
A nossa primeira dica, se você quiser Vender na Internet de forma ampla, é apostar em mais de um canal de venda. Ou seja, mesmo já tendo um e-commerce, por exemplo, é possível estar presente em marketplaces e, claro, nas redes sociais.
Em quanto mais lugares o seu negócio estiver, mais conhecido ele será, ampliando assim, as chances de vendas. Entretanto, é importante dizer que para isso, é fundamental haver organização, tanto de estoque, quanto para um bom atendimento ao consumidor.
2. Invista em tráfego pago
Embora o tráfego orgânico traga excelentes oportunidades de venda, você não pode deixar de investir em tráfego pago. Isso porque, os anúncios feitos em redes sociais e Google Ads têm um potencial enorme de trazer clientes para as suas páginas.
Você pode investir em propagandas diretamente no seu site ou, se preferir, pode apostar em anúncios no Facebook e Instagram. Inclusive, nesse caso, as propagandas também ajudam a aumentar o número de seguidores da sua marca.
- Leia também: Google Ads: o que é e como usar?
3. Envie e-mail marketing
Além do tráfego pago, responsável por conduzir clientes até as suas ofertas de produtos e serviços, o e-mail marketing também é uma ótima opção para isso acontecer. A diferença entre eles, no entanto, é que para enviar e-mail marketing você precisa ter o contato dos possíveis clientes e, para isso, outras estratégias são necessárias.
Normalmente, os e-mails marketing são enviados para pessoas que já compraram de você ou que já tiveram contato com algum dos seus canais de venda, preenchendo formulários de interesse em novos produtos ou ofertas.
Para fazê-las retornar a sua página, basta enviar comunicados com uma linguagem alinhada aos objetivos do seu negócio para despertar o desejo de compra.
4. Ofereça mais formas de pagamento
Um fator que não deve ser esquecido na hora de Vender na Internet é o de oferecer mais formas de pagamento para os seus clientes. Ou seja, você não deve se limitar ao uso do boleto e cartão de crédito, por exemplo.
Atualmente, o consumidor tem explorado novas formas de pagamento como o pix e a carteira digital. Não se esqueça de estudar sobre elas para não ficar atrás da concorrência.
5. Invista em uma boa plataforma de loja virtual
Se você deseja criar a sua loja virtual própria, sem depender somente de marketplaces ou redes sociais, deve se atentar e investir em uma boa plataforma. Isso porque, uma plataforma de e-commerce deve oferecer facilidades tanto para o vendedor, quanto para o consumidor.
Plataformas difíceis de configurar, com limitações ou lentidão nos processamentos farão não apenas você se frustrar, como o seu cliente desistir da aquisição por dificuldades na jornada de compra.
6. Aposte no Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um excelente aliado se você deseja Vender na Internet. Isso porque, muitas pessoas chegam até um serviço ou produto apenas por se interessarem pelo conteúdo por trás dele.
Inclusive, essa é uma estratégia que rende excelentes resultados nas redes sociais. Afinal, ao engajar com uma postagem, o consumidor ajuda a entregá-la para mais pessoas interessadas e, consequentemente, aumentam-se as chances de venda.
7. Faça promoções e combos de produtos
Todo consumidor adora promoções e combos e esse ponto não pode faltar nas nossas dicas de como Vender na Internet. Entretanto, é fundamental apostar em promoções e combos que se diferenciam dos seus concorrentes e chamem a atenção das pessoas.
Você pode aproveitar as datas sazonais, especialmente as que combinarem com seu nicho de atuação para as promoções e oferecer combos de produtos ou serviços para incentivar uma compra maior, ou seja, o famoso: “leve mais por menos”.
8. Ofereça um bom atendimento
Esse tópico não pode faltar, concorda? Isso significa que, mesmo colocando em prática todas as nossas dicas anteriores, sem um bom atendimento, você não se dará bem ao Vender na Internet.
Em um mundo de inteligência artificial e de processos robóticos, dispor de um atendimento humanizado fará, com toda a certeza, com o que o seu negócio se destaque dos demais. Além disso, uma boa interação virtual reforça a seriedade e a confiança da sua marca.
9. Abuse do Marketing Digital
Como falar em Vender na Internet sem citar o Marketing Digital, não é? As estratégias de Marketing podem contribuir – e muito – para a divulgação de produtos e serviços. Inclusive, por meio delas, se tem a ampliação das vendas, melhor alcance da marca e a fidelização de clientes.
Contudo, para se ter resultados com o Marketing Digital, é importante contar com quem entende do assunto. Em outras palavras, dominar essas estratégias demanda muita pesquisa, estudo e conhecimento. Isso não significa que você não possa dar os primeiros passos sozinho, porém apostar em um profissional, é sempre o melhor caminho.
10. Não se esqueça das boas práticas de SEO
Por último, não podemos deixar de alertar sobre as boas práticas de SEO. Elas são imprescindíveis em quase todas as dicas que deixamos acima. Ou seja, o Marketing de Conteúdo, o Marketing Digital, o E-mail Marketing e até mesmo o tráfego pago dependem dessas boas práticas para melhores resultados.
Isso porque, Vender na Internet se torna ainda mais interessante quando a sua página se destaca nos mecanismos de busca. Em outras palavras, são as palavras-chave, por exemplo, que deixam o seu produto como um dos primeiros nas respostas das pesquisas dos consumidores.
Inclusive, os melhores conteúdos, com toda a certeza, contaram com o SEO para alcançar mais usuários no mundo digital.
Conte com a PlanoBWeb para Vender na Internet!
Como foi possível notar até aqui, Vender na Internet é uma tarefa que requer muita paciência e dedicação, concorda? No entanto, há também muitas estratégias para que bons resultados sejam gerados.
Se você deseja alcançar os objetivos do seu negócio vendendo on-line, conte com a PlanoBWeb. A nossa equipe dispõe de profissionais preparados para fazer a sua empresa crescer no ambiente digital, ampliando não somente o alcance, como as vendas e fidelização de clientes.
Entre em contato com o nosso time agora mesmo, tire as suas dúvidas sobre o assunto e encontre as soluções ideais alinhadas aos seus objetivos. Nossa missão é sempre conectar as pessoas por intermédio das ferramentas digitais.
Caso prefira, deixe o seu comentário que responderemos aos seus questionamentos. Não se esqueça também de compartilhar este conteúdo para que ele ajude mais pessoas interessadas em Vender na Internet. Até a próxima!