Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo: o que é, e por que investir nele?

Quando falamos em marketing de conteúdo, podemos citar inúmeros exemplos do nosso dia a dia. Ou seja, ainda que se trate de uma estratégia de marcas, este também é um assunto que faz parte do nosso cotidiano.

Para sermos mais específicos, vamos imaginar que você queira colocar um aparelho ortodôntico. Logo, está cheio de dúvidas se o investimento vale mesmo a pena. Então, você busca na internet por artigos que falem sobre o tratamento, visando tirar as suas dúvidas.

Obviamente, você não encontra um único texto, mas sim, diversos. A questão é: embora todos tenham uma pauta semelhante, isto é, tenham sido escritos com o intuito de explicar como funciona um aparelho dental, você precisa decidir qual irá ler. E essa escolha fica muito mais fácil quando você encontra um que entrega exatamente o que você procura.

Neste cenário, suponhamos que você tenha lido um artigo que, além de falar etapa por etapa sobre o tratamento ortodôntico, também tenha lhe mostrado os aparelhos mais baratos, os mais eficazes e ainda sugerido que você faça um orçamento gratuito naquela clínica que, “coincidentemente” é bem próximo da sua casa.

Bingo! Isso é o Marketing de Conteúdo! Saberemos mais detalhes sobre ele nos próximos tópicos. Continue a leitura!

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia usada por pequenos, médios e grandes negócios, para atrair o seu público-alvo. Em outras palavras, é o processo no qual a marca nutre os usuários por meio de conteúdos relevantes, conforme o funil de vendas em que se encontram.

O principal objetivo dessa estratégia, é engajar as pessoas, fazendo com que a empresa seja reconhecida de forma sutil, tornando-se referência. Assim, com o passar do tempo, os interessados pelos conteúdos, se tornarão clientes reais.

Vale dizer que, o Marketing de Conteúdo já era aplicado por empresas famosas, muito antes de a internet ser o que é hoje. Um exemplo disso, é a Nestlé, que em 1962, deu início a tradição de colocar receitas em seus rótulos de leite moça. Assim, incentivava o público a comprar o seu leite condensado, para o preparo dessas receitas.

Além disso, a marca deixou por várias vezes o foco de seus produtos de lado, para levar ao público conteúdos informativos. Se você entrar no site da empresa, verá que ele possui uma seção intitulada de “Faz Bem”. Nela, estão as mais diversas dicas sobre alimentos e cuidados com a saúde. Não é à toa que a Nestlé é uma marca de referência até hoje.

Desta forma, podemos definir o Marketing de Conteúdo como uma estratégia desenvolvida baseada nas preferências dos consumidores, visando atraí-los de forma persuasiva, em busca de resultados concretos.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Agora que você conheceu o propósito do Marketing de Conteúdo, é a hora de saber como fazê-lo, na prática. Confira abaixo:

1. Defina os seus objetivos

Embora o Marketing de Conteúdo seja útil para os mais diferentes objetivos, é importante saber defini-los, antes de planejar as suas ações. Se pensarmos na Nestlé, por exemplo, fica evidente que um dos objetivos da marca era vender mais e, por isso, ela indicava os próprios produtos em suas receitas.

Marketing de Conteúdo de Receita da Nestlê

Contudo, além da ampliação das vendas, o conteúdo dos rótulos também aumentava a visibilidade da marca e a sua autoridade no mercado. Assim, os clientes não tinham dúvidas de que a receita ficaria melhor se usassem os produtos Nestlé.

Desta forma, você pode definir um ou mais objetivos para o seu Marketing de Conteúdo. Dentre eles:

  • aumento das vendas;
  • autoridade da marca;
  • visibilidade do negócio.
  • geração de leads;
  • dentre outros.

2. Crie uma persona para a sua marca

Após definir o seu objetivo e antes de criar qualquer tipo de conteúdo estratégico, é fundamental criar a persona da sua marca.

Diferentemente do público-alvo, a persona é a representação do cliente ideal da sua empresa. Ainda que ela seja criada de forma fictícia, é preciso que as suas características tenham como base os seus clientes reais.

Usando a Nestlé como exemplo novamente, podemos pensar em uma persona com a seguintes características:

Maria, 35 anos, dona de casa. Apaixonada pelos cuidados com o lar e aspirante a cozinheira, Maria busca sempre pelos produtos de melhor qualidade para o preparo de novas receitas. A sua principal dificuldade é confiar em uma marca para. Ela tem receio que os produtos façam mal à saúde, não tenham gosto bom e ainda não caiam bem na preparação dos alimentos.

Ao traçar as dores e necessidades de sua persona, é possível criar conteúdos para atraí-los mais facilmente. Neste caso, a Nestlé investe em artigos que falam da qualidade de seus produtos e ainda os indica em seus rótulos, garantindo que, com eles, a receita ficará perfeita!

Exemplo de Marketing de Conteúdo

3. Acompanhe as métricas

Ao elaborar um novo conteúdo, é importante acompanhar as métricas, também chamadas de KPIs. Elas são responsáveis por ajudar na identificação daquilo que está ou não surtindo bons efeitos. Ou seja:

  • os números de acessos ao site e redes sociais;
  • a taxa de conversão;
  • a taxa de rejeição;
  • a quantidade de downloads;
  • a geração de leads;
  • dentre outras.

Você pode escolher as métricas acima, ou outras que julgar necessárias. O importante é garantir que elas sejam de simples compreensão.

4. Escolha o formato do conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode ser feito de várias maneiras. A Nestlé, por exemplo, começou pelas receitas nos versos de suas embalagens e, após isso, investiu nos artigos em seu site. Você pode optar por:

Vale dizer que, ainda que existam muitas possibilidades, é fundamental investir apenas nas que fazem sentido para a sua marca.

5. Mensure os resultados

Assim como em qualquer estratégia, a mensuração de resultados deve ser feita para entender se o Marketing de Conteúdo está dando certo. Imagine só, se a Nestlé percebesse que as pessoas não liam rótulos? Ela precisaria investir em outro tipo de conteúdo, concorda?

Em razão disso, por meio desses resultados, é mais simples separar o que está tendo bom desempenho, do que não está, e ainda criar novas estratégias ou modificar as existentes.

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Investir em Marketing de Conteúdo trará inúmeros benefícios para o seu negócio, independentemente do porte. Conheça os principais abaixo:

  • maior geração de leads: ao criar conteúdos relevantes para a sua persona, a possibilidade de geração de leads se ampliam consideravelmente, uma vez que os usuários encontrarão a marca, a partir do conteúdo atrativo;
  • mais tráfego para o seu site: quando se cria conteúdos de forma estratégica, investindo nas boas práticas de SEO e experiência do usuário, você aumenta as chances do seu site ser bem ranqueado nos buscadores, ampliando assim, o tráfego de usuários;
  • ampliação da visibilidade da marca: por meio do Marketing de Conteúdo, a marca se torna mais visível ao público e se destaca no nicho de atuação;
  • menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC): a produção de conteúdo estratégico auxilia também, na diminuição do CAC, uma vez que conteúdos são de menor investimento;
  • mais vendas: quanto mais usuários conhecerem a marca, por meio do Marketing de Conteúdo, maior serão as chances de vendas serem concretizadas. Afinal, os conteúdos relevantes servem, justamente, para que a persona identifique os produtos e serviços que procura.

É fundamental destacar que, quanto mais você investe no Marketing de Conteúdo, mais resultados você terá. No entanto, nada acontece da noite para o dia, é necessário planejamento, persistência e paciência.

Conte com a PlanoBWeb para o seu Marketing de Conteúdo!

Ao fim deste artigo, ficou claro que o Marketing de Conteúdo é fundamental para expandir a visibilidade da sua marca e atrair mais clientes, não é verdade? Por meio dele, a sua empresa se torna uma fonte confiável para as pessoas e ainda cria uma conexão duradoura e geradora de lucros.

Nós, da PlanoBWeb, entendemos a importância do Marketing de Conteúdo e oferecemos esse serviço para que o seu negócio evolua de forma inovadora. Contamos com profissionais experientes e focados em alinhar conteúdos, conforme os seus objetivos.

Entre em contato com a nossa equipe e atinja as suas metas! Nosso propósito é conectar pessoas por meio de ferramentas digitais. Deixe o seu comentário, caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, e até a próxima!