Já falamos por aqui, o quanto o Marketing Digital é uma área ampla e estratégica. Ele é fundamental para qualquer negócio conquistar clientes, ampliar as vendas e aumentar o faturamento.
Dentre as estratégias que o compõem, temos o Outbound Marketing, que é um conjunto de técnicas que visa atrair clientes em potencial. Ou seja, aqueles que ainda não se envolveram diretamente com a empresa.
Como você já deve saber, para um negócio crescer, é fundamental que cada vez mais pessoas o conheçam e adquiram seus produtos e serviços. É exatamente essa a função do Outbound Marketing, trazer mais pessoas interessadas, ampliando o alcance da marca.
Mas, afinal, como isso ocorre? Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue conosco neste conteúdo e entenda como funciona o Outbound Marketing de uma vez por todas. Vamos começar?
O que é Outbound Marketing?
Outbound Marketing se trata de uma soma de estratégias criadas para alcançar pessoas que ainda não são clientes de determinada marca. Em outras palavras, “outbound” significa “externo” ou “saída”, e “marketing” se refere a divulgação da empresa.
Assim, o conceito pode ser entendido como uma prática de divulgação da marca por meio de diferentes canais, fazendo com que mais pessoas a conheçam. Nesse sentido, o envio de e-mails de prospecção e as redes sociais costumam ser os principais veículos para esse tipo de ação.
No entanto, para exemplificarmos, podemos citar também os anúncios de TV. Os comerciais têm a função de interromper a programação, fazendo com que os telespectadores conheçam um novo produto ou serviço. Desta forma, o foco do Outbound Marketing é:
- ampliar a marca;
- gerar mais vendas;
- despertar o interesse imediato das pessoas;
- aumentar o conhecimento sobre determinado produto ou serviço.
Quais negócios apostam mais no Outbound Marketing?
Dentre os negócios que mais apostam no Outbound Marketing, aqueles com ciclos de vendas curtos costumam ter resultados expressivos. Ou seja, quando o tempo entre o primeiro contato do cliente com a empresa, até a decisão de compra é mínimo, a estratégia funciona perfeitamente.
Entretanto, o Outbound Marketing também apresenta resultados expressivos quando a marca precisa de ampliação imediata. Esse é o caso, por exemplo, das sazonalidades ou queimas de estoque, situações em que é necessário levar mais consumidores às compras. Por essa razão, as grandes empresas de varejos apostam sempre nos comerciais de TV.
Vale dizer, que os negócios que possuem um público muito grande também não precisam se importar com a segmentação. Os mercados são prova disso, ou seja, eles podem criar anúncios on-line, praticando o Outbound Marketing sem se preocupar com os clientes que irão atingir. Afinal, não existe uma persona específica para essas empresas.
Como aplicar o Outbound Marketing na sua empresa?
Agora que você já sabe o que é Outbound Marketing e quais os negócios que mais apostam nele, precisa aprender a aplicá-lo na sua empresa. A seguir, você confere as principais estratégias para isso.
1. Telemarketing ou Cold calling
Embora se pareçam muito, o telemarketing é um serviço usado unicamente para vender, enquanto o cold calling é uma estratégia para prospectar e qualificar clientes. De qualquer forma, as duas práticas são muito utilizadas no Outbound Marketing.
Assim, em ambas, é necessário realizar ligações para as pessoas que ainda não conhecem a marca para apresentá-la ou oferecer seus produtos e serviços. O propósito do telemarketing é vender, já no cold calling, a captação de potenciais clientes também é importante, mesmo que não comprem no momento.
No entanto, para que esse tipo de estratégia traga os resultados esperados, é preciso duas coisas. Primeiro, uma boa base de dados de possíveis clientes e, segundo, uma equipe que saiba realizar abordagens persuasivas, sem parecer invasiva.
2. E-mail Marketing
Outra técnica muito usada no Outbound Marketing, é o E-mail Marketing. Nele, a empresa dispara e-mails oferecendo determinado produto ou serviço para uma lista de contatos.
Contudo, é importante saber que o e-mail em questão deve ter um bom layout e dispor de informações claras sobre o seu propósito. Além disso, o título deve ser atrativo, pois é ele quem fará o usuário abrir ou não o e-mail.
Por fim, é fundamental que o e-mail seja enviado para as pessoas que possuem certo interesse pelo negócio, inclusive clientes antigos. Lembre-se que fazer uma compra de lista de e-mail é ilegal.
3. Redes sociais
As redes sociais são ferramentas valiosas para a prática do Outbound Marketing. Por intermédio delas, é possível enviar mensagens diretas para os seguidores com ofertas exclusivas.
No entanto, assim como nas duas técnicas anteriores, é imprescindível ter cuidado para não ser invasivo com o espaço do usuário. Ademais, usar um tom amigável e oferecer algo que pode atender as necessidades da pessoa são fatores que auxiliam bastante nos resultados.
4. Propagandas de rádio e TV
Ainda que seja uma prática não tão comum para negócios de pequeno e médio porte, as propagandas de rádio e TV costumam ser muito eficientes no Outbound Marketing. Inclusive, na atualidade algumas emissoras têm facilitado muito os comerciais nas mídias tradicionais.
Assim, se a sua empresa não precisa de tanta segmentação, apostar nessa estratégia pode ser uma forma assertiva de ampliar o alcance do negócio.
É importante ressaltar que, além das técnicas acima, a participação em eventos e o envio de mala direta também são boas maneiras de aplicar o Outbound Marketing. Contudo, antes de aplicar qualquer uma delas, é fundamental estudar o perfil da empresa e dos clientes em potencial. Além disso, o cuidado para não ser agressivo ou invasivo é um dos pontos mais essenciais. Afinal, é primordial respeitar a privacidade das pessoas.
Qual é a diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing?
Outbound Marketing e Inbound Marketing são duas estratégias diferentes, mas que possuem objetivos semelhantes: atrair e envolver os clientes.
Assim, o Outbound Marketing contempla a criação de anúncios em redes sociais e Google Ads. Além de ações para alcançar um público maior, por meio de interrupções, como as propagandas de TV. Em outras palavras, ele tem como base enviar uma mensagem para as pessoas, mesmo que não haja qualquer indicativo de interesse prévio na marca, produto ou serviço.
Em contrapartida, o Inbound Marketing é uma estratégia focada em atrair clientes interessados no negócio. Ou seja, ele é baseado no Marketing de Conteúdo, no qual se criam conteúdos relevantes para atrair o público de forma natural. Desta forma, também conhecido como “Marketing de Permissão”, ele usa técnicas como criação de conteúdos para sites, blogs e redes sociais e práticas de SEO.
Portanto, podemos concluir que o Outbound Marketing é mais adequado para objetivos de curto prazo, enquanto o Inbound Marketing é mais certeiro para longo prazo.
Conte com a PlanoBWeb para a sua estratégia de Outbound Marketing!
Chegamos ao fim e até aqui você percebeu que o Outbound Marketing é uma estratégia que ajuda muito na ampliação dos clientes de um negócio, não é mesmo?
Além disso, o Inbound Marketing também oferece bons resultados e pode, inclusive, caminhar junto ao Outbound. Assim, conhecer a diferença entre os dois também é uma forma de entender que eles se complementam.
Nós, da PlanoBWeb, estamos à disposição para te ajudar na sua estratégia de Outbound Marketing. Bem como, em outras que envolvem o Marketing Digital nas suas mais diferentes esferas.
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