Se você vende na internet ou tem vontade de fazer isso, provavelmente já se perguntou sobre o Tráfego Pago e Orgânico, não é mesmo? Inclusive, se chegou até este conteúdo é porque deseja melhorar o posicionamento no digital que, diga-se de passagem, vai muito além de apenas vender.
Ter dúvidas sobre o Tráfego Pago e Orgânico é muito comum, especialmente se você está estudando mais sobre o Marketing Digital. Isso porque, por meio dele é possível combinar estratégias que dependem do tráfego para gerarem resultados.
De antemão, já vamos deixar claro que não existe um tráfego melhor ou pior, combinado? O que existe é uma união que, com certeza, fará com o que seu negócio alcance as metas desejadas mais rapidamente. Inclusive, é válido destacar que o Tráfego Pago e Orgânico se complementam, porém, em alguns momentos, é possível usar apenas um.
Para você entender melhor sobre esse assunto, nós, da PlanoBWeb, desenvolvemos este conteúdo que irá lhe mostrar as principais diferenças entre os tráfegos. Além disso, após a leitura, você vai aprender a combiná-los da forma correta. Continue com a gente e descubra como!
O que é Tráfego Pago e Orgânico?
Tráfego Pago e Orgânico são muito semelhantes. Podemos dizer, inclusive, que possuem o mesmo objetivo: trazer visitantes para a sua página, isto é, atrair clientes para determinados blogs, sites e até mesmo redes sociais.
No entanto, no Tráfego Orgânico as estratégias não envolvem custos, ou seja, todos os usuários que chegam até a sua página, vêm, exclusivamente, de forma natural. Normalmente, eles encontram seus produtos, serviços ou marca, com o auxílio das boas práticas de SEO e do Marketing de Conteúdo.
Já o Tráfego Pago, ainda que conte com estratégias parecidas ao do orgânico, demanda investimento. Em outras palavras, para que os usuários cheguem até o seu canal, é preciso investir em anúncios no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo.
Para que você entenda de maneira rápida e simples, imagine que você irá fazer um evento beneficente na sua casa e, para avisar aos interessados, você irá colocar nas suas redes sociais e status do WhatsApp o comunicado.
Provavelmente, comparecerão os seus amigos próximos e, talvez, os conhecidos desses amigos, devido ao boca-a-boca da galera. Agora, imagine que você conheça um influencer famoso e decida pagar um valor para ele divulgar esse mesmo evento? A coisa, certamente, será bem diferente. Isso porque, mais pessoas serão alcançadas.
Assim, em linhas gerais, o Tráfego Orgânico costuma ter um resultado muito mais lento que o pago. Pois nele, é necessário a construção de uma marca por intermédio de um trabalho árduo de produção de conteúdo e interação com os usuários.
No Tráfego Pago, esses mesmos conteúdos, ainda que em menor quantidade, são entregues aos público-alvo sem muito esforço. Entretanto, há um investimento financeiro para que isso ocorra a curto prazo.
Em outras palavras, o Tráfego Orgânico pode ser melhor, considerando a sua gratuidade, porém o esforço e a dedicação de tempo e recursos são demasiados.
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Quais são as diferenças entre Tráfego Pago e Orgânico?
Vamos, agora, nos aprofundar nas diferenças entre Tráfego Pago e Orgânico. Acompanhe!
1. Ponto de partida
A principal diferença entre o Tráfego Pago e Orgânico é o ponto de partida. Ou seja, no Tráfego pago, os visitantes chegam até a sua página devido ao alcance dos anúncios que você investiu. Em outras palavras, é dado a largada por meio do gasto com publicidade.
Já no Tráfego Orgânico, não há custos financeiros, porém o processo costuma ser mais lento. Isso significa que o ponto de partida se dá pela aposta em Marketing de Conteúdo e interações nas redes sociais. Além disso, as boas práticas de SEO ajudam no ponto de partida até a chegada.
2. Investimento necessário
Outra grande diferença no Tráfego Pago e Orgânico é no que diz respeito ao investimento. Contudo, esse investimento não faz referência somente ao financeiro. No Tráfego Orgânico, embora não haja custos, há um investimento enorme em recursos.
Em outras palavras, para conseguir que um usuário chegue até os seus produtos e serviços, você precisa apostar muito em Marketing de Conteúdo e estar sempre presente nos canais digitais.
É importante destacar que se trata de uma prática a longo prazo, o que faz com que muitas pessoas desistam pela demora nos resultados. Então, fica claro que o maior investimento é o da dedicação e paciência.
Isso não significa, no entanto, que o Tráfego Pago seja eficiente somente com base nos valores investidos. Embora sejam importantíssimos, também é fundamental apostar em bons conteúdos e SEO. Porém, em menor escala, obviamente.
3. Resultados
Por fim, uma grande diferença quando o assunto é Tráfego Pago e Orgânico equivale aos resultados de cada um deles.
No Tráfego Pago, é comum que os objetivos sejam obtidos mais rapidamente. É como dissemos no exemplo anterior: sempre que contamos com um maior alcance, as coisas são mais simples.
Neste cenário, é possível haver retorno rápido sobre os anúncios realizados. Contudo, não basta anunciar uma só vez. Quem entra no Tráfego Pago, normalmente permanece nele, pois há necessidade de atrair mais público e engajar com os já conquistados.
Isso não significa, é claro, que o Tráfego Orgânico não tenha bons resultados, muito pelo contrário, ele é muito eficiente. Entretanto, as estratégias demoram mais a engrenar, podendo levar meses.
Como combinar Tráfego Pago e Orgânico?
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre Tráfego Pago e Orgânico, precisa entender como combiná-los. No início deste conteúdo destacamos que uma boa estratégia depende da união dos tráfegos. Vamos te mostrar como fazer isso em 3 passos, a seguir.
1. Defina os objetivos e metas da sua ação de Marketing Digital
O primeiro passo para combinar Tráfego Pago e Orgânico, é definir os objetivos e metas da sua ação de Marketing Digital. Isso porque, não é possível ter bons resultados sem saber exatamente aquilo que se deseja.
Em outras palavras, você precisa traçar os resultados que deseja alcançar no seu site, blog ou rede social. Dentre eles:
- ampliação de vendas;
- alcance da marca;
- aumento de seguidores;
- melhoria de conversões;
- visibilidade de produtos e serviços;
- dentre outros.
Vale lembrar que alguns objetivos e metas podem ser iguais para o Tráfego Pago e Orgânico. Se este não for o caso, faça duas listas.
2. Avalie os investimentos de cada ação
Como dito anteriormente, sendo Tráfego Pago ou Orgânico, há investimentos. Por isso, é importante avaliar todos eles. No que diz respeito ao Tráfego Pago, você precisa definir uma porcentagem do seu faturamento para as ações de marketing.
Já no Tráfego Orgânico, é fundamental que você determine as estratégias e quanto tempo gastará com elas. Ou seja, no Marketing de Conteúdo, por exemplo, é preciso mapear as palavras-chave que mais combinam com o seu negócio e apostar no SEO.
3. Divida quais ações serão para o Tráfego Pago e Orgânico
Após todas as definições, tanto de objetivos e metas, quanto de investimentos, é o momento de você dividir as ações que serão para o Tráfego Pago e Orgânico. É importante salientar, que há possibilidades de uma mesma ação para as suas estratégias. Inclusive, integrá-las, pode trazer benefícios expressivos.
Além disso, ao combinar uma mesma ação para os dois tipos de tráfegos, você tem a chance de atuar em diferentes etapas do funil de vendas, atraindo públicos em diversos momentos de compra.
Contudo, separá-las também pode ser fundamental para a conquista de resultados diferentes. Ou seja, você pode criar uma ação de Tráfego Pago para vender mais e uma de Tráfego Orgânico para ampliar a visibilidade de produtos e serviços, por exemplo.
O importante é combinar o Tráfego Pago e Orgânico, fazendo com que os dois caminhem juntos. Desta forma, as possibilidades de atrair mais público e atingir melhores resultados é muito maior. Em outras palavras, o ideal é focar nos benefícios de cada um para alcançar seus objetivos e metas.
Invista no Tráfego Pago e Orgânico com a PlanoBWeb!
Ter dúvidas sobre Tráfego Pago e Orgânico é algo universal, especialmente se você deseja ter um bom posicionamento e vender na internet. Neste conteúdo, falamos sobre os dois tipos de tráfego, bem como suas diferenças e benefícios. Além disso, você percebeu que combiná-los pode tornar a sua ação de Marketing Digital ainda mais potente.
No entanto, se você deseja ter melhores resultados, o ideal é contar com uma equipe qualificada na área, e isso você encontra aqui, na PlanoBWeb. Em outras palavras, para alcançar as metas e objetivos do seu negócio com o Tráfego Pago e Orgânico, entre em contato conosco.
Somos especializados em soluções que levam a sua empresa a outro nível de posicionamento digital, desde Marketing de Conteúdo, até anúncios no Google Ads, por exemplo. Se preferir, deixe a sua dúvida abaixo, que entraremos em contato. Até a próxima!