Cerca de 3,9 bilhões de pessoas no mundo estão ligadas à rede de internet, de acordo com estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT), da agência das Nações Unidas. A cada minuto, são realizadas mais de 3,8 milhões de buscas no Google, segundo levantamento da Visual Capitalist, consultoria norte-americana de negócios para investidores.
No Brasil, existem cerca de 10 milhões de sites ativos, dos quais 5,5 milhões são blogs, ou seja, algo em torno de 55% dos resultados. Além do aumento orgânico em número de usuários, também há registros sobre o crescimento na quantidade de robôs acessando a rede e seus serviços. A pesquisa da empresa americana Imperva, intitulada como “Bot Traffic Report”, aponta dados onde os robôs são responsáveis por mais de 50% do volume de buscas da internet.
Os blogs tiveram seu início aqui no Brasil nos anos 90, através de Claudio Pinhanez, cientista do MIT Media Lab que criou um site chamado “Open Diary”, cujo objetivo era o de contar um pouco sobre a sua vida pessoal. Em 1994, época que o Brasil ainda engatinhava na internet, Pinhanez utilizava a ferramenta e a tecnologia a seu favor para documentar sobre sua vida, opinião e até suas experiências em filmes e viagens. A partir disso, outros usuários passaram a fazer o mesmo, criando os famosos blogs, onde contavam sobre as suas experiências e temas específicos.
E nesse contexto de uma escrita que pudesse compartilhar os diversos interesses e afinidades também foi ao longo dos anos se aperfeiçoando, evoluindo de temas particulares para temas profissionais, originando os tais “blogs corporativos”. Há ainda quem não acredite nessa poderosa ferramenta de comunicação, mas eles fazem muito sentido em diversos negócios, em especial para que as empresas possam explorar temas que são de sua expertise profissional, dividindo-as com seu público-foco e, indo mais além, pois beneficiam-se das postagens para melhorarem o desempenho do SEO orgânico. A cada publicação de conteúdos que ajudem seu público-alvo, aumentam as chances de o buscador indicá-lo e de seu site ser ranckeado entre os primeiros do Google.
Mas como fazer um blog? Confira abaixo 7 dicas que a PlanoBWeb selecionou para te ajudar nessa importante tarefa.
Defina um calendário de pautas
Foque em um calendário semestral ou anual, dedicando-se às datas importantes para o seu negócio. Considere eventos especiais, feriados, datas sazonais para o seu mercado de atuação e todos os assuntos que considerar pertinentes a serem explorados.
Pesquise as palavras-chave do seu negócio no texto
A proposta é que seu conteúdo seja bem rastreado pelo Google e seu site será, consequentemente, bem rastreado pelos mecanismos de buscas do Google, melhorando sua posição na busca.
Busque fontes externas e confiáveis
Importantíssimo para endossar suas teses. Sempre dê créditos para o autor e/ou pesquisador.
Reaproveite os conteúdos anteriormente publicados
Tenha como base os relatórios de ferramentas de SEO, incorporando textos antigos com mais palavras-chave e outras melhorias que ajudem o seu site a ser melhorado no posicionamento.
Esclareça as dúvidas dos seus consumidores
Descubra o que as pessoas estão perguntando, de forma geral, através do Google. Inicie esse importante passo escrevendo no buscador a palavra-chave e o Google o informará sobre o que estão perguntando.
Leia bastante
Busque por obras, artigos, livros, pesquisas científicas e outros conteúdos que embasarão a sua defesa. Quem lê muito, escreve melhor.
Conte com uma equipe especializada
Economize tempo e ganhe em qualidade técnica. Foque seus esforços nos conhecimentos técnicos, dentro da sua área de atuação. Escrever por escrever não adianta. É necessário ser orientado para resultados e uma agência especializada sabe como fazer isso!
Conte aqui para a gente como tem sido suas experiências escrevendo um blog versus os resultados que vem atingindo. Para saber mais sobre como criar e fazer a manutenção de um blog, entre em contato com nossa equipe clicando aqui. Alguém do nosso time de experts entrará em contato com você.