Em nosso último conteúdo, falamos sobre as estratégias de Inbound Marketing. Uma delas era a produção de conteúdos em canais como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, dentre outros. Está lembrado? No entanto, para um resultado mais efetivo, a sua empresa precisa de uma Gestão de Redes Sociais.
Em outras palavras, marcar presença no mundo digital sem um bom gerenciamento das mídias sociais já não vale mais nada. Isso porque, postar por postar não é o melhor caminho para alcançar mais pessoas e ganhar autoridade no mercado. Isso sem contar que as vendas não irão se ampliar com conteúdos rasos e não estratégicos.
Por intermédio da Gestão de Redes Sociais, a sua empresa consegue conhecer melhor a audiência, além de construir um relacionamento sólido com ela. Assim, não importa qual o objetivo do seu negócio nas mídias. Sem um bom gerenciamento ele tem grandes chances de falhar.
Para não errar mais neste quesito, continue a leitura deste conteúdo e aprenda a melhor forma de ter sucesso nas redes.
- Leia também: Qual é a importância das redes sociais para empresa?
Antes de tudo, o que é Gestão de Redes Sociais?
A Gestão de Redes Sociais é uma coisa que vai muito além de fazer publicações ou ser ativo em determinados canais. Esse tipo de gerenciamento envolve etapas que vão desde a estratégia na hora de postar, até a mensuração de resultados.
O ideal é contar com um profissional da área para a realização desse trabalho. Isso porque, a Gestão de Redes Sociais não é algo que pode ser feito em poucos minutos. Ela exige, além de um grande planejamento, o acompanhamento diário para chegar aos resultados desejados.
Assim, se você ou alguém da sua equipe posta um conteúdo aqui, outro ali, faz alguns stories e responde o direct, saiba que isso não é gerenciamento. A seguir, falaremos em detalhes como funciona Gestão de Redes Sociais.
Como funciona uma Gestão de Redes Sociais?
A Gestão de Redes Sociais funciona como parte das estratégias de Marketing Digital e da construção do relacionamento com o cliente. Dito isto, é importante entender que esse tipo de gerenciamento não se trata apenas de ter um perfil cheio de publicações. Inclusive, fazer uma vasta gama de postagens não significa gerar bons resultados para a empresa.
É claro que as publicações são relevantes para as redes. No entanto, antes de postar qualquer tipo de conteúdo é necessário planejar os objetivos a serem alcançados por intermédio dele.
Neste contexto, definir o público-alvo, a persona, o calendário editorial e as estratégias é a primeira coisa a se fazer em uma Gestão de Redes Sociais. Além disso, o uso de ferramentas para analisar o desempenho são essenciais para descobrir as preferências dos usuários, aumentando também o engajamento das páginas.
Assim, a Gestão de Redes Sociais funciona de uma maneira bem ampla e detalhada. Em outras palavras, as publicações devem ser monitoradas para a empresa entender o comportamento do seu público e o que faz ou não sentido para eles. Inclusive, é necessário estabelecer métricas e acompanhá-las para investir naquilo que traz melhores resultados.
É importante dizer que esse gerenciamento é uma forma de o negócio se comunicar melhor com o público, promovendo a marca, seus produtos e serviços.
Qual é a importância da Gestão de Redes Sociais?
Como vimos até aqui, a Gestão de Redes Sociais é muito importante. Isso porque, ter páginas na internet que atendam as necessidades do seu público é um diferencial. Uma vez que, muitos negócios estão presentes nas mídias sem nenhum tipo de estratégia.
Abaixo, você confere alguns benefícios desse gerenciamento:
1. Maior alcance de público
Uma boa Gestão de Redes Sociais ajuda a sua empresa a alcançar um público maior. No entanto, é fundamental escolher uma mídia social que converse com a sua persona, para que o alcance seja ainda mais relevante.
Inclusive, quando falamos em alcance, é importante lembrarmos que ele pode ocorrer por intermédio do tráfego pago e orgânico. Ou seja, é possível produzir conteúdos e distribuí-los de forma gratuita ou investir em anúncios para que eles cheguem até um público maior.
- Leia também: Tráfego Pago e Orgânico: qual a diferença?
Vale dizer também que combinar as duas estratégias é algo que faz muito mais sentido e ainda colabora para melhores resultados.
2. Marca mais relevante
Quanto melhor for a Gestão de Redes Sociais da sua empresa, maior será a relevância da sua marca. Isso porque, todos os grandes negócios do mercado possuem autoridade no ambiente virtual.
Isso ocorre devido ao planejamento e às estratégias que essas mesmas empresas entregam em suas mídias sociais. Um bom gerenciamento causa impactos e proximidade com o público, tornando a marca mais relevante para as pessoas.
3. Estratégias para todos os orçamentos
Um dos maiores benefícios da Gestão de Redes Sociais é que há estratégias para todos os orçamentos. Normalmente, o profissional que faz o gerenciamento de mídias sociais trabalha com pacotes para todas as necessidades.
É óbvio que, quanto menor o valor, menor será a quantidade de publicações e interações com o público. No entanto, isso pode ser reavaliado após a mensuração de resultados. Ou seja, aumentou as vendas? Invista mais!
Outro fator importante, é no que diz respeito às publicidades. Caso você queira investir em tráfego pago, pode optar por anúncios com menor custo. Contudo, apostar no tráfego orgânico também é uma maneira de se manter presente sem precisar abrir a carteira.
Como fazer a Gestão de Redes Sociais da sua empresa?
Para fazer a Gestão de Redes Sociais da sua empresa, indicamos sempre que contrate um profissional especializado. Entretanto, caso você queira começar com a sua própria equipe, deixamos abaixo as principais formas de fazer um gerenciamento de sucesso. Acompanhe!
Defina os seus objetivos nas redes sociais
Em primeiro lugar, você precisa definir os seus objetivos nas redes sociais. Melhor dizendo, quais os resultados que a empresa pretende alcançar nessas plataformas. Dentre eles:
- ampliação das vendas;
- alcance de público;
- relevância da marca;
- autoridade na internet.
Somente após a definição das metas é possível criar um planejamento assertivo.
Conheça seu público-alvo e sua persona
Há uma diferença entre público-alvo e persona, e os conteúdos dispostos em suas redes sociais devem ser pensados para os dois. Muitas pessoas fazem parte do público-alvo e são elas que, em um primeiro momento, são atingidas em um anúncio segmentado, por exemplo.
Já o consumidor conectado ao seu negócio normalmente possui um perfil específico. Para esse, os conteúdos devem ser mais “sob medida” para atender às necessidades dele. Assim, conhecendo as características e os desejos dos seus clientes, é mais simples produzir conteúdos que mais engajam com eles.
Teste os conteúdos que funcionam melhor
Sabemos que, cada rede social permite um tipo de conteúdo e, mesmo quando admitem mais de um, nem sempre são todos funcionais para seu objetivo. Neste contexto, é importante testar quais funcionam melhor para alcançar as metas do seu negócio.
Assim, se você percebeu que no Instagram o seu público interage mais com o formato de vídeo que o de imagem, o seu foco deve ser maior em Reels que em carrossel, por exemplo. Já se os textos sem fotos viralizam mais no Facebook, é neles que você precisa investir.
Tenha um calendário editorial
Ter um calendário editorial é imprescindível para uma boa Gestão de Redes Sociais. Isso porque, cada conteúdo deve ser bem pensado antes de publicado. Além disso, a organização conta muito e postar em qualquer dia ou horário sem se atentar ao engajamento não é algo interessante.
Com o calendário é possível definir as datas das publicações e os tópicos que serão trabalhados. Inclusive, ele pode conter os melhores horários para as postagens, considerando o pico de interações do seu público em cada uma das redes.
Ouça o que os seus seguidores têm a dizer
Ouvir o que os seus seguidores têm a dizer pode ajudar – e muito – na hora de planejar novas publicações. Normalmente, os usuários interagem com aquilo que mais lhe chama atenção, seja por gostar ou não.
E, por intermédio dos comentários e mensagens deixadas, você consegue perceber os erros e acertos de cada conteúdo. Desta forma, pode se atentar para trazer mais opções que despertem o interesse dos seguidores de maneira mais positiva, evitando prejudicar a imagem do seu negócio.
Mensure os resultados
Por fim, uma das etapas mais importantes da Gestão de Redes Sociais é a mensuração de resultados. Acompanhar os impactos de cada postagem é importante para saber se os objetivos estão sendo alcançados.
Neste contexto, é indicado usar as métricas para avaliar os resultados de todo o processo de gerenciamento e estratégias. Ao mensurar os resultados também é mais fácil de saber o que funciona e o que não faz sentido nenhum para o seu público nas redes.
Invista na Gestão de Redes Sociais da sua empresa!
Até aqui, ficou claro que investir na Gestão de Redes Sociais da sua empresa é muito importante por diversas razões. Desde o alcance da marca, até a ampliação das vendas, o gerenciamento das mídias é fundamental.
É válido dizer que ter um negócio na internet hoje não é o suficiente. As estratégias no ambiente digital ajudam – e muito – na relevância de uma empresa no mercado. Assim, não basta postar frequentemente para ter sucesso. É necessário planejar e mensurar os resultados a fim de entender o que dá certo ou não.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a Gestão de Redes Sociais, fale conosco agora mesmo! Nós, da PlanoBWeb, vamos ajudá-lo a entender quais são as melhores ferramentas digitais para que o seu negócio se conecte com as pessoas interessadas por ele.
Lembre-se de compartilhar o conteúdo para que ele alcance mais usuários com questionamentos sobre Gestão de Redes Sociais. Até a próxima!