Não há como negar que a pandemia da Covid-19 foi um divisor de águas para as empresas que ainda não usavam a internet, especialmente as redes sociais.
Assim como os negócios, os consumidores também mudaram consideravelmente o padrão de comportamento durante a crise do novo coronavírus, passando a utilizar ainda mais as redes sociais por meio do computador e smartphone.
Segundo um levantamento feito pelo site Terra, as mídias sociais têm se tornado referência para as pessoas, até mesmo antes de fazer uma compra. São elas que auxiliam na decisão de adquirir ou não determinado produto ou serviço.
Por esta razão, é inegável que estar presente como marca nas redes sociais é uma forma de atrair potenciais clientes e ganhar autoridade no mercado digital.
Se você ainda não sabe qual é a importância das redes sociais para empresa e como se posicionar nessas plataformas, acompanhe a leitura deste conteúdo e fique bem informado!
O que são redes sociais e qual é o foco delas?
As redes sociais consistem em um ambiente que possibilita a conexão entre pessoas, grupos ou organizações que dispõem de valores e interesses comuns que, por esta razão, interagem entre si.
Com o avanço da internet, cada vez mais usuários estão conectados. Para se ter uma ideia desta informação, de acordo com uma pesquisa publicada pelo site Exame em abril de 2022, quase 5 bilhões de pessoas no mundo utilizam redes sociais.
O foco destas plataformas foi, e continua sendo, a potencialização das relações entre as pessoas. Além disso, com o fortalecimento da era digital, as mídias sociais são também fundamentais para entretenimento, network e consolidação de nichos.
Quais são os principais benefícios das redes sociais para empresas?
Agora que pontuamos a importância das redes sociais para empresas, é importante saber quais os principais benefícios quando utilizadas na divulgação e no relacionamento com os consumidores. Vamos conhecê-los?
- Aumento da visibilidade: um dos principais objetivos das empresas que estão presentes nas redes sociais é fazer com os os usuários conheçam a sua marca. Por meio delas, é possível aumentar a visibilidade investindo em anúncios, fazendo com que as publicações alcancem mais pessoas;
- Construção de relacionamento com o público: além de aumentar a visibilidade da marca, as mídias sociais são excelentes canais de relacionamento com o público, elas possibilitam que a empresa conheça a real opinião de seus clientes, construindo assim uma relação de proximidade;
- Melhoria do posicionamento da marca no mercado: nas redes sociais é muito valioso que a empresa conquiste maior relevância no mercado. A forma como a marca se posiciona nas plataformas, influencia diretamente em como os consumidores enxergam a sua performance no geral e por essa razão, é fundamental criar estratégias para garantir uma boa imagem;
- Crescimento do engajamento nas redes sociais: trabalhar o engajamento nas redes sociais é fundamental não só para atrair novos clientes, como também para manter os atuais. Nas mídias sociais, o engajamento pode ocorrer de diversas formas, por meio de comentários, marcações, curtidas e compartilhamentos;
- Construção de uma base de consumidores fiéis: ao fazer o monitoramento nas redes sociais é possível ter Insights no que diz respeito a saúde da marca, criando um plano de ação voltado aos consumidores que interagem de forma positiva;
- Gerenciamento de tráfego para outros canais: as redes sociais também servem como fonte de geração de tráfego para outros canais de marca como blogs, sites, e-commerce e landing pages.
Quando as redes sociais são utilizadas de maneira inteligente e aliadas a outras ações de marketing digital, também proporciona o aumento de conversões.
06 dicas de como se posicionar nas redes sociais para promover o seu negócio
Confira agora as nossas dicas de como se posicionar nas redes sociais para promover o seu negócio!
1. Defina em quais redes a sua empresa irá atuar
A escolha do canal que sua empresa irá utilizar é fundamental para uma melhor estratégia. É importante apostar na plataforma que mais se identifique com o ramo em que você atua. Por exemplo: se você oferece serviços de edição de vídeo, não pode estar fora do youtube.
Para tomar a decisão certa, é necessário estudar as características das principais redes sociais e verificar onde estão os seus clientes.
2. Construa o objetivo da sua marca no digital
Para ter resultados nas redes sociais é preciso, antes de tudo, ter em mente qual é o objetivo que a sua marca deseja conquistar no digital.
Somente com um objetivo bem definido é possível analisar métricas de marketing digital que ajudarão a alcançar os resultados desejados.
3. Estabeleça a linguagem de comunicação
Pense nas mídias sociais como a extensão da voz, do tom e personalidade da sua marca, isto é, o tom utilizado para escrever um conteúdo deve ser o mesmo com que a sua empresa conversa com o público.
Caso você tenha um público mais informal, a sua linguagem deve evitar o uso de gírias, por exemplo, o que não seria interessante para a comunicação com a sua persona.
4. Desenvolva ações para atrair mais usuários
Uma das principais estratégias nas redes sociais é focar em aumentar a audiência em seus canais, isto é, para crescer neste ambiente é necessário ações de marketing para aumentar os seguidores e interação com seus conteúdos.
5. Produza conteúdos que transmitam a mensagem da sua marca
Para diferenciar a sua empresa das demais, fatores como originalidade e personalização são importantes.
É fundamental criar conteúdos que transmitam os pontos fortes da marca e destaque os diferenciais.
6. Posicione a sua marca em questões sociais associados aos seus valores
Os usuários que estão inseridos nas mídias sociais não buscam apenas produtos e serviços. Eles seguem uma marca quando se identificam com ela.
Por esta razão, se posicionar em questões sociais associadas aos seus valores vai dizer muito sobre o que a empresa quer ser lembrada pelo público.
Aplique as estratégias e espere para colher os resultados!
Para colher os resultados é necessário dedicação e paciência. Monitorar os dados é um processo importante para entender se as suas ações estão caminhando em prol do seu objetivo, porém não garante que você acerte de primeira.
Algumas ações podem ser refeitas com base em novos testes e ajustadas com análise nas métricas e resultados coletados dentro de um determinado período.
A maioria das estratégias são de médio e longo prazo e, por esta razão, é fundamental plantar e esperar pela colheita dos frutos.
Gostou do conteúdo? Conte para a gente como a sua empresa tem interagido nas redes sociais! E não hesite em contratar a nossa agência de marketing digital para te ajudar a aproveitar as melhores oportunidades no mundo digital.