Inbound Marketing

Inbound Marketing: o que é e como aplicá-lo?

Atrair clientes sempre foi o desejo de todos os negócios, independentemente do seu porte ou canal de venda. No entanto, muito mais que chamar a atenção das pessoas, as marcas querem convertê-las em clientes, gerar vendas e fidelizá-las. Para isso, existe o Inbound Marketing.

Diferentemente do Marketing Tradicional, muito conhecido até por quem não entende do assunto, no Inbound Marketing não há interrupções. Em outras palavras, não existe uma empresa tentando a qualquer custo mostrar ao consumidor as vantagens de um produto ou serviço.

Assim, nesse tipo de Marketing é o interessado que vai até a marca, por intermédio de uma série de estratégias aplicadas. Ficou curioso para saber como isso é possível? Continue a leitura deste conteúdo!

O que é Inbound Marketing?

Como dito acima, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias com base na criação de conteúdo relevante para um determinado público. Sua função é atrair potenciais clientes de maneira direta, criando um relacionamento duradouro.

Para você entender de forma simples o que é Inbound Marketing, basta pensar na maioria dos relacionamentos. Ou seja, quando um homem quer conquistar uma mulher, normalmente ele a aborda, chama para jantar, lhe faz elogios e assim por diante.

Já quando é a mulher quem deseja atrair a atenção do homem, é comum que ela se arrume, apareça nos mesmos lugares que ele “por acaso” e troque olhares. Neste contexto, o Inbound Marketing representa a mulher.

Isso porque, a estratégia, também chamada de Marketing de Atração, faz com que as pessoas interessadas venham até a empresa, atraídas pela sua mensagem. A partir daí é mais simples convertê-las em clientes, vender para elas e fidelizá-las.

Abaixo, você confere como fazer isso!

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing funciona contemplando 4 metodologias:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Encantamento.

A seguir, conheça-as em detalhe:

1. Atração

A atração, como o próprio nome sugere, é o ato de atrair alguém. Entretanto, o Inbound Marketing não foca em atrair apenas para atrair. O objetivo aqui é chamar a atenção da pessoa certa, ou seja, um tráfego qualificado com maiores chances de conversão.

Contudo, para essa estratégia funcionar, é necessário investir em Marketing de Conteúdo por intermédio dos mais diferentes canais. Dentre eles:

  • blogs;
  • sites;
  • redes sociais;
  • plataformas de vídeos.

É válido dizer que a produção de conteúdo para qualquer um desses canais, deve contar com as boas práticas de SEO. Isso ajuda o negócio a ser encontrado mais facilmente pelas pessoas interessadas. Inclusive, contar com o tráfego pago e orgânico também é uma excelente forma de alcançar mais usuários.

2. Conversão

Após atrair o público certo, o próximo objetivo do Inbound Marketing é o de fazer a conversão desses leads para potenciais clientes. Assim, por intermédio da geração de conteúdo, os usuários são “convidados” a interagirem com a página, seguirem, comprarem, entre outras ações que os aproximam mais.

As ferramentas que auxiliam na conversão são:

3. Venda

O próximo passo é a venda. Assim, depois da atração e da conversão, o Inbound Marketing guia o usuário para a compra. No entanto, nesta etapa, é fundamental conhecer o público ideal do negócio e as suas preferências.

As ferramentas de automação, bem como o e-mail marketing, são duas coisas que não podem faltar nesse processo. Assim, conduzir os leads pelo funil de vendas é tão importante quanto mantê-los interessados na marca.

4. Encantamento

Por fim, o encantamento se refere à fidelização do cliente. Afinal, após concluir todos os objetivos do processo, a empresa tem a chance de manter o consumidor e transformá-lo em um admirador da marca.

Para isso, o ideal é apostar em uma pré-venda de qualidade e manter um relacionamento ativo com os clientes. Assim, eles não vão apenas retornar, como indicarão o negócio para outras pessoas interessadas.

Quais os benefícios do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia com benefícios expressivos. Dentre eles, podemos destacar:

Atração de pessoas certas

Atrair por atrair não basta, como já mencionado aqui. É por esta razão que o Inbound Marketing se destaca de outras estratégias. Por intermédio dele é possível atrair as pessoas certas, ou seja, as verdadeiramente interessadas por uma marca, produto ou serviço.

Em outras palavras, um dos maiores benefícios do Inbound Marketing é impactar o máximo de pessoas que podem se tornar potenciais clientes.

Investimento de baixo custo

Outro grande benefício do Inbound Marketing é o investimento de baixo custo. Isso porque, as estratégias aplicadas são bem flexíveis e proveitosas, evitando o gasto excessivo. Inclusive, ao monitorar os resultados é possível alavancar ainda mais o crescimento do negócio sem a necessidade de grandes investimentos.

Construção de um relacionamento sólido com o cliente

Uma coisa é fato: todo cliente prefere fazer negócio com uma empresa que se importa com as necessidades dele. Assim, o Inbound Marketing também se destaca quando o assunto é a construção de um relacionamento sólido com seu público.

Resultados mensuráveis

Por fim, não podemos esquecer que todas as ações do Inbound Marketing conseguem ter resultados mensuráveis. Isso é um grande benefício, uma vez que por meio de dados concretos a tomada de decisões se torna muito mais simples. Inclusive, saber quais são as estratégias que foram mais positivas é uma grande vantagem para as futuras ações.

Qual é a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

A diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing é que o Inbound é a mulher do nosso exemplo e o Outbound é o homem. Ficou confuso? Nós explicamos!

No exemplo anterior, falamos que, normalmente, uma mulher quando quer chamar a atenção de um homem, ele não vai atrás dele. Em outras palavras, ela se arruma, cria situações e troca olhares para que ele a note.

Assim é o Inbound, ele gera conteúdos relevantes para captar o público interessado nas soluções de uma determinada empresa. Já no mesmo exemplo, o homem é mais galanteador, ou seja, tem uma postura mais “invasiva”, a qual se assemelha ao Outbound, o Marketing Tradicional.

Para sermos mais claros, o Outbound é o Marketing dos comerciais de TV, materiais impressos, outdoors, entre outros. Inclusive, você também já se deparou com ele nos meios digitais em formato de pop-ups, e-mails em massa, banners e assim por diante.

Dito isto, muita gente tem dúvida de qual estratégia escolher e a grande verdade é que tudo depende. No ambiente virtual, por exemplo, o Inbound Marketing pode trazer mais resultados, já no físico, com toda certeza, o Outbound é o mais indicado.

Além disso, mesclar as estratégias sempre é a melhor forma de avaliar qual é a mais certa para cada negócio. No fim, as duas juntas podem funcionar melhor do que individualmente.

Entendeu tudo sobre o Inbound Marketing?

E então, todas as dúvidas sobre Inbound Marketing foram sanadas? Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a compreender tudo sobre a estratégia. Inclusive, caso tenha algum questionamento sobre o assunto, não esqueça de deixar o seu comentário.

Vale lembrar que tanto o Inbound Marketing, quanto o Outbound Marketing são viáveis para qualquer negócio. Além disso, é importante reforçar que uma combinação entre os dois pode gerar resultados ainda mais satisfatórios.

Assim, se você deseja unir a sua empresa ao público dela por intermédio de estratégias como essa, entre em contato com a nossa equipe. Somos especialistas em conectar pessoas por intermédio das ferramentas digitais.

Lembre-se de compartilhar este artigo para que mais pessoas conheçam o Inbound Marketing. Até a próxima!