Importância do Marketing de Relacionamento

O que é Marketing de Relacionamento e qual a sua importância?

Você pode até não saber o que ele significa, mas provavelmente já foi impactado pelas suas ações. O Marketing de Relacionamento está presente em muitas marcas conhecidas e é o responsável por construir a relação entre empresa e cliente.

Em outras palavras, sempre que você se depara com um negócio se comunicando em duas vias, está em contato com o Marketing de Relacionamento. Isso porque, essa é uma estratégia que prioriza atendimento e interação entre os consumidores e as marcas.

De antemão, já podemos destacar que o Marketing de Relacionamento é fundamental para a fidelização de clientes e ampliação da conversão. Mas, para que você saiba detalhadamente sobre esse assunto, te convidamos para continuar a leitura deste artigo e tirar todas as dúvidas sobre a temática. Vamos juntos?

O que é Marketing de Relacionamento?

Como o próprio nome sugere, Marketing de Relacionamento é a prática de criar e manter uma boa relação com os seus clientes. Em outras palavras, é o conjunto de ações planejadas pela empresa para uma maior proximidade entre o consumidor e o negócio.

Nesse sentido, o Marketing de Relacionamento atua para que pessoas se tornem além de apenas clientes de uma marca. Ou seja, seu objetivo é que os consumidores virem fãs da empresa, admirando seus produtos, serviços e atendimento.

Como funciona o Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento funciona por intermédio da conexão entre marca e cliente, ou seja, é uma estratégia que promete um upgrade nos resultados. Isso porque, nenhuma empresa consegue crescer sem conquistar os seus consumidores.

Nesse contexto, é fundamental buscar por um contato mais próximo que faça com que as pessoas enxerguem o negócio além dos serviços que ele presta. Assim, podemos citar a Netflix como exemplo.

A empresa, além de oferecer assinaturas em sua plataforma de séries e filmes, também interage de maneiras diferentes com seus clientes. O Marketing de Relacionamento da Netflix ocorre tanto no atendimento que a empresa oferece, quanto nas redes sociais.

Lá, a comunicação da marca é feita por meio de brincadeiras e dos destaques sobre as produções e assuntos do momento. Em outras palavras, a empresa consegue acolher o cliente e entender quais as suas preferências e frustrações.

Como funciona o Marketing de Relacionamento?

No entanto, para que essa relação dê certo, é necessário haver um planejamento estratégico. Nesse sentido, todas as ações devem ser criadas com foco no consumidor e levando em conta as mais diferentes formas de atendimento. Além disso, é importante aplicar o marketing de relacionamento nos mais diversos canais, como:

Ao usar as ferramentas corretas, as estratégias se tornam mais assertivas. Inclusive, é fundamental se atentar a jornada de compras do consumidor para oferecer exatamente o que ele procura.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento?

Para aplicar o Marketing de Relacionamento, primeiramente, é preciso de um bom sistema de atendimento que encante o cliente. Em outras palavras, tudo aquilo que já é bem conhecido deve ser colocado em prática: a humanização, o respeito e a cordialidade.

Entretanto, somente o bom atendimento não basta quando o assunto é Marketing de Relacionamento. Nesse sentido, é preciso desenvolver ações para que os clientes também se encantem com a prestação de serviços.

Isso é um fator muito importante, uma vez que, ao serem cativados pelos produtos e serviços, esses consumidores se tornam fãs da marca, divulgando-a. Esse tipo de divulgação, nada mais é que o conhecido Marketing boca a boca, que nunca sai de moda.

Contudo, para que esse processo ocorra, as marcas precisam usar todos os meios possíveis para manter o relacionamento com seu público. Assim, como dissemos anteriormente, é necessário se manter ativos nas redes sociais, e-mails e chats.

Além disso, é fundamental adotar técnicas no Marketing de Relacionamento que vão ao encontro daquilo que os clientes procuram. Para isso, é essencial conhecer as preferências e necessidades do público, por meio de uma boa comunicação.

A seguir, você conhecerá as duas principais formas de aplicar o marketing de relacionamento no seu negócio. Acompanhe!

1. Criação de conteúdos personalizados

Uma coisa é fato: gerar qualquer material para internet não trará valor para a marca. Isso porque, a persona do negócio possui interesses específicos. Por essa razão, o ideal é apostar no Marketing de Conteúdo, para uma estratégia mais eficiente.

Os conteúdos personalizados e segmentados para o público, fazem parte da criação do relacionamento com os consumidores. Além disso, é necessário ter atenção a linguagem, a periodicidade e os tipos de conteúdos.

Se pensarmos na Netflix novamente, veremos que ela publica constantemente seus lançamentos para atrair as pessoas. Inclusive, a marca destaca as temáticas de seus filmes e séries, promovendo a interação por meio da opinião de cada um de seus assinantes.

Investir nos conteúdos certos, que fazem os clientes se identificarem e se aproximarem da marca é um dos principais fatores no Marketing de Relacionamento.

2. Abertura de espaço para um relacionamento de duas vias

Assim como a criação de conteúdos personalizados é importante, contar com um espaço para um relacionamento de duas vidas é ainda maior. Em outras palavras, é fundamental ouvir o que os clientes têm a dizer e não apenas bombardeá-los com informações.

Muitas empresas erram por não oferecer esse espaço para os seus clientes, ou seja, não ter um canal para reclamação ou dúvidas. Além disso, grande parte delas não possui uma comunicação funcional, na qual tanto a marca, quanto o consumidor possa falar e escutar.

Novamente, citamos a Netflix que, conforme dito acima, tem uma esfera para o relacionamento de duas vias. Ele ocorre tanto no atendimento, como nas redes sociais, nas quais a marca permite a interação e o ponto de vista de todos os clientes, por meio de uma linguagem leve.

Abertura de espaço para um relacionamento de duas vias

Dialogar com o público é outro aspecto primordial para um bom Marketing de Relacionamento. Afinal, se você fala sozinho, você não se comunica, apenas passa uma informação e isso não é uma relação.

Qual é a importância do Marketing de Relacionamento?

Investir no Marketing de Relacionamento é muito importante para qualquer negócio, independentemente do seu porte. Isso porque, é fundamental saber a opinião dos clientes e ainda contar com a propagação boca a boca positiva da marca.

Hoje é muito comum entrar nas páginas das empresas e ver como a audiência interage. É por intermédio dessa comunicação que os negócios conseguem entender as necessidades de seu público e ainda corrigir possíveis falhas. A internet se tornou um espaço para que todas as pessoas possam se expressar e construir um relacionamento.

Nesse sentido, criar meios para promover uma relação mais próxima com o cliente se tornou essencial. Assim, as ações responsáveis pela cultivação desses vínculos são determinantes para gerar uma boa imagem da marca e ainda ampliar as vendas.

Vale dizer que as estratégias de Marketing de Relacionamento se tornam ainda mais efetivas quando são alinhadas com o Inbound Marketing. Isso porque, a conexão com o público se inicia na captação de leads.

A marca que investe no Marketing de Relacionamento, amplia automaticamente as chances de conversão. Afinal, clientes satisfeitos são fidelizados e trazem mais consumidores interessados nos serviços oferecidos pela empresa.

O Marketing de Relacionamento cumpre perfeitamente a função de entregar valor e receber de volta a lealdade de seus clientes. Ele é, portanto, importante para que a marca tenha mais autoridade com o público e ainda influencie na decisão de compra de outros consumidores.

Aposte no Marketing de Relacionamento com a PlanoBWeb!

Até aqui, ficou claro o quanto o Marketing de Relacionamento é importante para garantir que a sua empresa fique gravada na memória e no coração do público. No entanto, como você pode perceber, existe um planejamento para que essa estratégia dê certo.

Para aplicar o Marketing de Relacionamento no seu negócio é necessário conhecer bem o seu cliente e criar conteúdos relevantes que os aproximem da sua marca. Nisso, a PlanoBWeb pode lhe ajudar!

Nossa equipe utiliza as ferramentas digitais como meio para conectar pessoas e, nesse sentido, a sua marca pode construir um bom relacionamento com seus consumidores. Para saber mais sobre o assunto, fale conosco agora mesmo! Será um prazer ser parte da ampliação dos seus negócios.

Coloque o seu público no centro das suas ações e veja as suas métricas melhorarem dia após dia.