Você já ouviu falar em e-mail marketing? Diferentemente do spam, ele é uma estratégia de marketing digital que combina personalização, baixo custo e retorno.
Por meio dele, a empresa consegue levar informações do serviço ou produto que oferece ao público interessado, criando e mantendo relacionamento e, consequentemente, melhorando os resultados de retenção e funil de vendas.
O e-mail marketing é, sem dúvida alguma, uma das principais maneiras de conversão de leads, isso porque, por intermédio do cancelamento ou recebimento fica bem claro o interesse do consumidor.
Para que você entenda de forma definitiva essa ferramenta, neste conteúdo vamos mostrar o que é e como fazer um e-mail marketing para o seu negócio. Vamos lá?
O que é e-mail marketing?
Muito mais que um e-mail personalizado, o e-mail marketing é uma estratégia de comunicação capaz de conectar de forma direta a empresa e o seu público.
Segundo um levantamento realizado pelo Statista, apesar do crescimento de aplicativos de mensagens e bate papo, no ano de 2020, o número de usuários globais de e-mail chegou a 4 bilhões e estima-se que o crescimento atingirá 4,6 bilhões até o ano de 2025.
Com base nisso, é claro perceber que se você ainda não usa essa estratégia deve repensar, pois o público alvo de sua empresa, certamente está entre esse número de pessoas, correto?
O objetivo principal do e-mail marketing é otimizar o funil de conversão, transformando os leads em clientes por meio do anúncio de produtos e serviços, aumentando assim, o número de vendas online.
A grande vantagem do e-mail marketing é que ele funciona como uma forma abrangente de comunicação e, como as mensagens podem ser personalizadas de acordo com cada grupo de leads, é possível transformar a jornada de compra e o relacionamento entre o cliente e a marca em uma transmissão totalmente exclusiva.
Como fazer um e-mail marketing?
Ao criar uma estratégia de e-mail marketing é necessário alguns cuidados e muito trabalho. De forma resumida, o passo a passo de como fazer um e-mail marketing consiste em:
- criação de lista de e-mail;
- definição de objetivo;
- segmentação de público;
- criação de conteúdo relevante;
- formação de assuntos marcantes e irresistíveis;
- construção de design atraente;
- inserção de CTAs;
- monitoramento de resultados.
A seguir acompanhe as dicas de como fazer isso:
Criação de lista de e-mail
Antes de tudo, é necessário criar uma lista de e-mails e nunca comprá-las.
Uma compilação de endereços eletrônicos de usuários que estão de acordo com o recebimentos dos conteúdos de sua empresa é uma grande oportunidade, não é verdade?
Ao comprar uma lista de e-mail, você não conseguirá criar mensagens personalizadas porque nem sabe quem são os usuários que estão nela. Por isso, não cometa esse erro, ok?
Para conquistar a sua lista de e-mails, existem diversas ferramentas que podem te ajudar, como landing pages com o oferecimento de materiais ricos, ebooks, infográficos e todo e qualquer conteúdo relevante que pode ser trocado pelo endereço eletrônico do usuário.
Além disso, formulários ao longo de seu site ou blog também incentivam os leitores a se inscreverem em sua newsletter para receber atualizações periódicas na caixa de entrada.
Todo lead que se tornou cliente, precisou passar por esse processo de fornecimento de e-mail. Logo, crie sua lista de e-mail personalizada, aproveitando todo o relacionamento construído anteriormente.
Definição de objetivo
Com a lista de e-mails prontas, é o momento de definir o objetivo da campanha para a garantia de sucesso, ou seja, é o momento de saber o que a empresa deseja:
- vender produtos e serviços;
- reativar contato com clientes antigos;
- fidelizar os consumidores que já compraram;
- realizar pesquisas com o seu público.
Com o objetivo definido é muito mais simples de criar um e-mail marketing que trará resultados assertivos.
Segmentação de público
A campanha de e-mail marketing deve ser criada a partir do público alvo. Para isso, é necessário fazer a segmentação desse público, de acordo com os fatores que forem importantes para o seu objetivo.
O público pode ser segmentado por idade, sexo, localização ou ainda pelos resultados de campanhas anteriores como compras realizadas, taxa de abertura de e-mail, cliques em promoções, dentre outros.
Criação de conteúdo relevante
A relevância é a chave para o sucesso de um conteúdo, ou seja, antes de escrever o e-mail é fundamental se colocar no lugar de quem irá recebê-lo e pensar nos benefícios que será oferecido à pessoa.
Criar um conteúdo interessante e que faça com que o usuário sinta vontade de visitar o seu site é fundamental para um bom resultado. Seja cativante e utilize uma linguagem simples e atrativa.
Não se esqueça de ser original e ir direto ao ponto. E-mails muito longos podem não atingir o seu propósito.
Formação de assuntos marcantes e irresistíveis
Quando o e-mail chega à caixa de entrada, o seu conteúdo não pode ser visto de primeira, no entanto, o seu assunto sim e, por isso, ele deve ser marcante e irresistível, para que o leitor sinta vontade de abri-lo.
Esse pequeno campo de texto deve ser pensado com cuidado para que a mensagem seja aberta. Uma dica para que isso ocorra é apostar em:
- criação de senso de urgência, como ofertas por tempo limitado;
- curiosidade gerada por meio de uma pergunta, cuja resposta estará somente no corpo do email.
Construção de design atraente
Ainda que grande parte das pessoas não tenha consciência que o design não é apenas um trabalho artístico, é fundamental falarmos sobre ele.
Em um e-mail marketing, o design é essencial para reter a atenção do leitor e garantir que a mensagem seja aberta, gerando cliques e vendas.
O design é a principal forma de destacar as ofertas que a empresa deseja oferecer e ainda causar um impacto visual para que a campanha tenha um bom retorno.
Inclusão de CTAs
Os CTAs são os links de direcionamento fundamentais para que o usuário chegue até a página do seu negócio e concretize a venda.
Por meio das chamadas de ação, é possível direcionar o público para a oferta ou conteúdo de interesse. Algumas dicas para a inclusão é:
- criar sensação de urgência: clique aqui antes que zerem os estoques;
- manter a chamada em local destaque no e-mail, isolando dos demais textos;
- utilizar cores e contrastes para chamar a atenção ao botão de CTA.
Monitoramento de resultados
A parte principal do e-mail marketing é a monitoração dos resultados, ou seja, como saber se deu certo, se você não monitorar?
Monitorar a taxa de cliques e conversão permite saber se a campanha está atingindo o objetivo de forma esperada e, caso não esteja, você saberá que é a hora de tentar outra estratégia.
Portanto, não se esqueça de monitorar a sua campanha de e-mail marketing sempre que possível.
Pronto para criar o seu e-mail marketing?
Esperamos que este conteúdo além de ter sido útil para tirar as suas dúvidas sobre o que é e-mail marketing, também tenha te encorajado a fazer o seu.
O e-mail marketing pode parecer complicado no início, mas a prática leva à perfeição, então continue se aprimorando e crie já o seu!
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