Como vender na internet: 10 dicas para iniciantes

A Internet faz parte da vida milhões de brasileiros, mais precisamente, 79,9% da população, de acordo com o IBGE. Seja pelo desktop, seja por dispositivos móveis, através da navegação online é possível ter acesso a um mundo de possibilidades e alcançar o que se deseja com alguns poucos cliques. Neste artigo para iniciantes, nós vamos te contar como vender e aproveitar as inúmeras oportunidades para aumentar o lucro do seu negócio.

Em meio a esse mar de possibilidades, muitos negócios já surfam há tempos a onda do digital que, com a pandemia do covid-19, parece ter sido acelerada.

Se conversar, pesquisar e até comprar pela Internet se tornou um hábito para milhões de indivíduos, como as empresas podem se beneficiar no universo digital? Afinal, é possível lucrar com a Internet?

A resposta é: sim, e não importa qual o nível de maturidade do seu negócio. Existem oportunidades para todos, e nosso papel é te ajudar a observar alguns cuidados para se posicionar adequadamente no ambiente online. A seguir separamos 10 ideias para seu negócio vender mais no ambiente digital. Ao final deste post, conte pra gente quais você já adotou e os resultados obtidos.

Gere valor

Para se diferenciar da concorrência é necessário que sua empresa ofereça mais que produtos ou serviços: soluções para problemas. Se você quer vender online identifique qual valor você pretende entregar de modo que o consumidor encontre na sua marca uma solução para o desafio ou problema que ele precisa superar. E geralmente ele nem sabe qual problema ele tem. E é justamente aí que você pode ajudar.

Site responsivo

Com a maioria dos acessos feitos por celular a experiência do usuário se tornou uma das prioridades num projeto de website. Designs e conteúdos adaptáveis de acordo com o tamanho da tela, os chamados responsivos, oferecem uma mesma experiência agradável durante a navegação feita em monitores, tablets e notebooks.

Infraestrutura adequada

Para suportar as buscas e compras feitas em seu site é necessário ter uma boa tecnologia e todas as soluções de TI relacionadas, de modo que sua plataforma não saia do ar por excesso de acessos. Cadeado seguro e uma boa infraestrutura de rede são ideais para que você consiga publicar vídeos e fotos em boa resolução.

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Conteúdo de qualidade

O uso da norma culta da língua portuguesa é fundamental para ter um bom conteúdo na Internet. Abreviações e termos informais devem ser evitados. Para evitar erros de digitação o indicado é usar um documento que tenha revisor automático.

É importante lembrar que sua empresa deve fornecer aquilo que as pessoas desejam e não necessariamente o que você quer vender. Então, um conteúdo de qualidade não passa somente pela ausência de erros da redação mas também pela oferta de algo que seja relevante para o leitor.

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Redes sociais comerciais

As redes sociais atualmente são muito utilizadas para fins de entretenimento. Conhecer pessoas, se relacionar, expor opiniões, e compartilhar publicações de interesse são os objetivos mais comuns entre usuários de redes como Facebook, Instagram e Twitter. Se seus consumidores estão todos lá, é lá que sua empresa deve estar!

Crie páginas profissionais para divulgação de trabalhos e conteúdo da sua empresa. Através delas é possível analisar o comportamento dos usuários de modo a entregar cada vez mais valor na sua comunicação.

SAC eficiente

Apesar de toda tecnologia disponível não adianta ter um bom produto, conteúdo ou oferta se a experiência do usuário não ser boa na hora da compra.

Para evitar o problema no atendimento, é essencial que a empresa conte com um profissional dedicado a responder com agilidade e eficiência de modo que os clientes se sintam acolhidos.

Responder adequadamente todas as dúvidas, críticas e até elogios, iniciando o diálogo de maneira pública e passando, depois, o inbox, bem como contar com respostas-padrão previamente desenvolvidas são algumas dicas que podem fazer toda diferença para manutenção de uma boa relação com o cliente.

Bom controle de estoque

Quando o assunto é vendas online o ideal é ter um bom controle de estoque. Por meio da configuração correta do seu e-commerce é possível fazer esse controle de modo que seu cliente não se sinta frustrado ao realizar uma compra cujo item não se encontra mais em estoque.

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Campanhas adequadas

A propaganda boca em boca é importante? Sim, essencial. Entretanto, esse tipo de comunicação tem um fator limitador: o tempo para construção dessa comunicação e, consequentemente, gerar um bom fluxo de vendas.

Para acelerar esse processo e se antecipar ao esgotamento das recomendações generosamente feitas por seu network, conte com campanhas de conteúdo patrocinado.

Após uma boa análise do público-alvo é possível fazer uma boa segmentação e escolher o meio mais adequado para a publicação desta campanha, seja redes sociais, Google Ads ou outros canais. Consulte um especialista para te ajudar e evite prejuízo.

Acompanhamento das vendas

Para se obter um retorno efetivo é muito importante acompanhar perto as vendas no período em que as iniciativas de marketing estiverem em ação. Os canais pelos quais as campanhas são veiculadas oferecem as métricas de resultados adequadas. Se corretamente configuradas podem, inclusive, contabilizar vendas e revelar por quais meios o consumidor chegou até a decisão de compra.

Medição do ROI

A sigla ROI é de origem inglesa – Return over Investiment – podendo ser traduzida como Retorno sobre o Investimento. Ao realizar os esforços para se ter uma campanha de sucesso e aumentar as vendas na Internet é indicado que se faça uma medição para ver se o investimento feito está de fato retornando.

E agora, por onde começar?

Esse artigo foi útil para você? Quais dificuldades você enfrenta em seu dia-a-dia? Sabemos que nem sempre é simples colocar esses 10 passos em prática. Por isso, contar com uma agência de marketing digital pode fazer toda a diferença para acelerar esse processo. Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com a PlanoBWeb!