Produtos Digitais

O que são Produtos Digitais e quais as melhores formas de vendê-los?

Baixe aqui o meu e-book! Inscreva-se no curso on-line! Participe da minha mentoria! Você, com toda certeza, já leu algumas dessas frases, correto? O que você talvez ainda não saiba é que todas elas estão divulgando Produtos Digitais.

Ter um Produto Digital, atualmente, é algo muito comum tanto para empresas como pessoas físicas. Isso porque, trata-se de uma forma acessível de transmitir conhecimentos e ainda lucrar com isso.

Em outras palavras, construir e vender um Produto Digital é uma maneira de se destacar sem precisar de grandes investimentos. Inclusive, pode ser um complemento para uma marca já consolidada no mercado.

Vem com a gente, saber tudo sobre o assunto!

O que são Produtos Digitais?

Produtos Digitais, ou infoprodutos, são materiais comercializados ou oferecidos na internet com o intuito de transmitir conhecimentos. Veja bem que falamos: “comercializados ou oferecidos”, isso porque, algumas pessoas não cobram por eles.

Sendo assim, é possível encontrar Produtos Digitais com valores únicos, assinaturas mensais e até mesmo gratuitos. O mais interessante é que eles não precisam de nenhum tipo de estrutura física para serem criados ou distribuídos.

Em outras palavras, esses conteúdos são repassados às pessoas interessadas de forma digital. Ou seja, basta uma conexão com a internet para acessá-los. Alguns exemplos de Produtos Digitais, são:

  • e-books;
  • cursos on-line;
  • mentorias;
  • consultorias;
  • podcasts;
  • aplicativos;
  • newsletter;
  • dentre outros.

Assim, podemos defini-los como materiais educativos nos quais o produtor compartilha um determinado conhecimento e o comprador soluciona algum problema. Inclusive, a flexibilidade dos infoprodutos permite que diferentes temas sejam abordados.

No entanto, para ter sucesso nessa área é necessário contar com uma boa estratégia de Marketing Digital para atrair audiência e converter leads em clientes. Assunto que falaremos mais adiante.

Por que apostar em Produtos Digitais?

Como dito anteriormente, apostar em Produtos Digitais é uma vantagem, especialmente no que diz respeito ao baixo investimento. Assim, por não precisar de nenhum tipo de estrutura física, o valor para criação e divulgação tende a ser bem inferior aos demais produtos do mercado.

Além disso, ao ter um infoproduto, também é possível aumentar a autoridade no nicho escolhido e ainda ampliar as vendas de outros serviços. Conheça os benefícios em detalhes, abaixo:

Alta demanda de mercado

Na internet há um público muito grande buscando por Produtos Digitais. São milhares de pessoas se especializando por intermédio de cursos on-line, lendo livros em PDF e investindo em mentorias personalizadas.

Além disso, como dito anteriormente, no mundo dos infoprodutos é possível falar sobre qualquer tema. Assim, se você tem conhecimento em maternidade, por exemplo, pode usá-lo para auxiliar outras mães, bem como ser for especialista em negócios, pode ajudar empreendedores. Melhor dizendo, opções não faltam para nichos e clientes.

Baixo investimento

Quando falamos em baixo investimento com Produtos Digitais, não significa que você irá gastar pouco com a criação e divulgação. Mas sim, que o valor será menor quando comparado a um produto comum.

Isso porque, não há necessidade de investir em nenhum tipo de estrutura física, processos logísticos ou armazenamento. Tudo é feito pela internet. Entretanto, como qualquer venda, você precisará ter um orçamento para atrair pessoas interessadas no seu material. Ou seja, pode ser necessário fazer anúncios no Google ou nas Redes Sociais.

Conversão por meio de tráfego pago e orgânico

Como dito acima, você pode divulgar seus Produtos Digitais por meio de tráfego pago e orgânico. No pago, é necessário investir um determinado valor para um melhor alcance e conversão. Já no orgânico, as estratégias de Marketing Digital podem ser suficientes para atrair o público e gerar mais vendas.

Conquista de autoridade no assunto

Ao apostar em infoprodutos, você pode conquistar maior autoridade no assunto em questão. Assim, tendo ou não uma empresa especializada no nicho que você vai atuar, as chances de ganhar mais credibilidade com os usuários se tornam maiores.

Isso porque, por intermédio de um material relevante, o público atingido passa a confiar em você e te ver como especialista no ramo.

Como criar Produtos Digitais?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios, chegou o momento de saber como criar Produtos Digitais.

Em primeiro lugar, é importante dizer que independentemente do formato ou área escolhido, o seu infoproduto deve solucionar os problemas do seu público. Assim, se você quer falar sobre finanças, deve ter em mente que os usuários desse nicho buscam por resoluções que envolvam quitação de dívidas e investimentos.

Dito isto, é preciso garantir que o seu material atenda as expectativas dos usuários. Inclusive, é fundamental ter cursos, graduação ou muita experiência no assunto abordado em seu produto.

Além disso, é necessário realizar uma boa pesquisa de mercado para entender melhor o nicho escolhido e o público-alvo. Isso porque, além de conhecer a área que você irá abordar, também é necessário entender as demandas do mercado, suas falhas e concorrentes. Bem como é fundamental saber o perfil, as dores e as necessidades dos seus futuros clientes.

Após essa etapa, você deve selecionar o formato do produto, ou seja, se ele será um curso, um e-book, uma planilha editável e assim por diante e começar a planejar a produção. É válido destacar que essa escolha deve ser pautada no que melhor atende às preferências e necessidades do seu público.

Inclusive, antes de começar a criar o seu Produto Digital, você deve considerar os investimentos e recursos necessários. Por exemplo, para um curso on-line, você precisará de equipamentos e serviços de edição, caso não tenha experiência no assunto.

Ao concluir o planejamento, basta “colocar a mão na massa” e construir o seu infoproduto. Não esqueça de montar um cronograma com ações e prazos e enviar um rascunho para algumas pessoas que podem fornecer feedbacks para a aprimoramento do material.

Como vender Produtos Digitais?

A última etapa do universo dos Produtos Digitais é saber como vendê-los. Isso porque, embora muita gente acredite que basta colocar um link na internet e ter sucesso, não é bem assim que funciona.

Antes de tudo, você precisa preparar a sua plataforma de vendas, criar uma página de vendas e investir em estratégias de Marketing Digital para a divulgação. Confira como fazer tudo isso, a seguir!

Passo 1 – Prepare a sua plataforma de vendas

Você criou o seu Produto Digital, enviou para algumas pessoas e já chegou a versão final? Perfeito, agora você precisa preparar a sua plataforma de vendas, ou seja, o site no qual as pessoas vão efetuar e receber a compra.

Para isso, existem duas opções: ou uma plataforma especializada em infoprodutos como Hotmart, Eduzz e Kiwify ou um site próprio.

A primeira opção é a mais usada, especialmente pelos iniciantes na área. Isso porque, ela oferece uma boa infraestrutura para as mais diferentes soluções.Entretanto, todas essas plataformas cobram comissões de venda. Ou seja, a cada produto vendido, uma pequena porcentagem é delas.

Já no caso de um site próprio, não há perigo nenhum de dividir as vendas, porém você vai precisar contratar um meio de pagamento para integrar à página. Ou seja, uma tecnologia que processa transações de cartão de crédito, PIX e boleto com segurança.

Em outras palavras, você não vai fugir do investimento, basta analisar com o que prefere gastar.

Passo 2 – Tenha uma página de vendas atrativa

A página de vendas é aquela na qual o seu produto será divulgado. Melhor dizendo, é uma espécie de “site” exclusivo para o seu infoproduto. Ou seja, o local onde os usuários vão conhecer em detalhes o seu curso, e-book e afins antes de fazer a compra.

Contudo, essa página de vendas deve ser atrativa e persuasiva para convencer aqueles que ainda estiverem em dúvidas. Em razão disso, nela deve conter todas as informações do produto, bem como seus benefícios.

Inclusive, também é fundamental conter um gatilho de prova social, isto é, depoimentos de pessoas que já testaram seu infoproduto. Essa página de vendas levará o usuário até a sua plataforma ou site próprio, por meio de botões como: “compre agora”, “adquira já”.

Passo 3 – Elabore um plano de divulgação usando o Marketing Digital

Com tudo pronto, você precisa de um plano de divulgação para atrair pessoas interessadas em seu infoproduto. Assim, para ter sucesso com Produtos Digitais nada mais indicado que investir nas estratégias de Marketing Digital, como:

  • anúncios pagos: ferramentas como Google Ads e Meta Ads auxiliam no alcance do seu público-alvo. Inclusive, é possível criar campanhas conforme o seu orçamento;
  • marketing de conteúdo: seja nas redes sociais ou em site próprio, a criação de conteúdos relevantes são fundamentais para mostrar autoridade no assunto e chamar a atenção do público para a compra do seu infoproduto;
  • SEO: tanto nos anúncios, como nos conteúdos, o SEO é imprescindível para que a sua divulgação alcance os primeiros resultados do Google nas pesquisas associadas ao seu produto digital. O SEO, inclusive, é muito importante para o tráfego orgânico;
  • programa de afiliados: investir em no programa de afiliados é interessante se você quiser que outras pessoas divulguem e vendam o seu produto ganhando uma porcentagem sobre ele.

Tudo pronto para criar e vender os seus Produtos Digitais?

Como vimos até aqui, o segmento de Produtos Digitais está em amplo crescimento. Os infoprodutos oferecem diversas oportunidades para os que desejam lucrar no mundo digital. Entretanto, assim como qualquer venda, é preciso se planejar e investir na divulgação.

Nós, da PlanoBWeb, podemos lhe ajudar com isso! Somos especialistas quando o assunto é se posicionar na internet, por meio das ferramentas digitais. Assim, se você deseja anunciar seus Produtos Digitais e investir em Marketing de Conteúdo para ampliar o alcance, entre em contato com a nossa equipe.

Lembre-se de deixar o seu comentário para enriquecer o nosso conteúdo e compartilhar este artigo para que mais pessoas conheçam o universo dos Produtos Digitais. Até a próxima!