Sempre mencionamos aqui no blog, a importância das estratégias de marketing digital para os negócios de todos os portes. Reforçamos também que, cada tipo de ação deve ter um planejamento prévio e pode, ou não, exigir um investimento. Isso porque, é possível atrair clientes por meio do tráfego pago ou orgânico.
No tráfego pago temos o Google Ads, uma plataforma que auxilia no aumento das visitas em seu site e no engajamento do público com a sua marca. Por meio dele, além de as chances de vendas serem ampliadas, você ainda consegue segmentar as campanhas conforme a persona do seu negócio.
A melhor parte de anunciar no Google Ads, é que não há necessidade de dispor de um grande orçamento. Ou seja, se a sua empresa for nova, você não precisa renunciar a uma oportunidade como essa por falta de recursos.
No entanto, é importante saber como a plataforma funciona e qual a melhor forma de usá-la para obter resultados melhores. A boa notícia, é que você chegou ao artigo certo e ao acompanhar a leitura até o fim, você descobrirá como otimizar os seus anúncios e melhorar as vendas do seu negócio on-line.
Vamos conhecer todos os detalhes juntos?
O que é Google Ads?
Como mencionado anteriormente, o Google Ads (antigo Google AdWords), é uma plataforma desenvolvida para a criação e publicação de anúncios do Google.
Por meio dela, os anúncios são veiculados na primeira página de resultados do buscador ou em banners. Além disso, eles também podem aparecer em sites parceiros, ou seja, na chamada rede de display, no Google Shopping, YouTube Ads, ou em suas campanhas locais.
A sigla ADS significa anúncio de palavras, isso porque, o Google Ads usa uma estratégia de compra e anúncio por intermédio de palavras-chave. Por isso, ao criar a sua campanha, as palavras-chave devem ser bem definidas e relacionadas ao produto ou serviço que você comercializa.
Desta forma, os potenciais clientes da sua empresa têm acesso aos seus anúncios quando realizam uma busca no Google, através dos dispositivos móveis ou computadores. No entanto, é preciso lembrar que nem todas as pessoas usam palavras-chave comuns na hora de pesquisar. Por esta razão, é fundamental considerar siglas e abreviações na hora de criar a sua campanha.
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads funciona conforme as estratégias definidas por você. Em outras palavras, como já dito, ele pode divulgar as suas campanhas na Rede de Pesquisa, na Rede de Display, no Google Shopping, no YouTube Ads, ou em campanhas locais.
De maneira geral, você irá determinar o valor do seu orçamento e o quanto dispõe para pagar por cada clique no seu anúncio por determinado período. Assim, o Google Ads irá descontar esses valores conforme os cliques forem ocorrendo. No entanto, pagar pelos cliques nem sempre é suficiente, uma vez que as palavras-chave são de extrema importância para melhores resultados. Além disso, é preciso saber onde vinculá-los.
Na Rede de Pesquisa, por exemplo, a sua campanha aparecerá na primeira página do Google, sempre sinalizada pela palavra “anúncio” em destaque. Esta é uma forma de diferenciar a sua propaganda dos conteúdos orgânicos. Ao clicar sobre ela, o usuário será, automaticamente, direcionado ao seu site.
Já na Rede de Display, o seu anúncio irá aparecer em formato de banner em sites de terceiros. Ou seja, suponhamos que você venda roupas infantis e uma pessoa buscou por um termo qualquer e foi direcionado a um artigo de blog. Nesse blog, seu anúncio aparecerá em uma espécie de “quadradinho”, para que ela clique e conheça o seu negócio.
No Google Shopping, os seus anúncios irão aparecer sempre que o seu produto for relevante para o usuário. Nesse modelo de anúncio, é exibido uma foto do item, o valor e o nome da loja, ou seja, o consumidor consegue ter uma noção sem nem precisar clicar e conhecer o seu site. Desta forma, os cliques tendem a acontecer quando o cliente já tem um interesse real na aquisição e não apenas por curiosidade.
Além da Rede de Pesquisa, da Rede de Display e do Google Shopping, o YouTube Ads também é uma forma eficiente de criar campanhas. Funciona bem semelhante à Rede de Display. No entanto, com ele, você pode decidir veicular seus anúncios em canais que conversem com o seu público. Ou seja, ainda usando o exemplo das roupas infantis, os seus anúncios podem aparecer em canais kids, por exemplo.
Por fim, as campanhas locais são interessantes se você tiver um negócio físico. Isso porque, ela recomenda o seu endereço para os usuários que buscam pelo seu serviço. Assim, caso alguém procure por “roupas infantis perto de mim”, ou “roupas infantis em São Paulo”, por exemplo, irá se deparar com os dados do seu negócio, bem como a localização. Além disso, o seu anúncio pode aparecer no Google Mapas.
Como usar o Google Ads?
Para usar o Google Ads, antes de tudo, é necessário estudar o seu cliente e criar a sua persona. Isso porque, os anúncios devem ser feitos para alcançar potenciais clientes e não apenas curiosos. Em razão disso, é necessário saber como os seus clientes se comportam, quais são seus hábitos e necessidades. Isso é importante para a definição de palavras-chave e segmentação de público.
Após essa definição, é o momento de criar uma nuvem de palavras relacionadas ao seu negócio. Ou seja, no caso de “roupas infantis”, dentre as palavras-chave podemos incluir:
- roupas infantis;
- roupas para crianças;
- peças infantis;
- roupas para bebês;
- roupas para meninas;
- roupas para meninos;
- e assim por diante.
Além disso, como já citamos, é fundamental se atentar às siglas, abreviações e as diferentes formas que as pessoas usam para realizar pesquisas. Um exemplo disso é: “roupas para bb”, ainda que não seja um termo ortograficamente correto, pode gerar bons resultados.
Com a sua estratégia montada, é hora de anunciar no Google Ads. Para isso, siga o passo a passo, a seguir:
- crie uma conta na plataforma, acessando o site do Google Ads, e clique em “começar agora”;
- digite o e-mail do Google que você deseja vincular à sua plataforma de anúncios e o site do seu negócio e, em seguida, clique em continuar para ter acesso às configurações;
- defina o seu objetivo: receber mais ligações, atrair mais visitantes para a sua loja, direcionar pessoas ao seu site;
- determine se o seu anúncio será local ou global;
- crie uma mensagem com frases curtas e adicione imagens para atrair os clientes;
- defina o limite do seu orçamento;
- publique os seus anúncios.
Lembre-se que o cadastro no Google Ads é gratuito e você só será cobrado quando os anúncios forem ao ar.
- Conheça a plataforma Google Ads e melhore os resultados do seu negócio.
Benefícios de anunciar no Google Ads
Os benefícios de anunciar no Google Ads são expressivos. Conheça os principais, a seguir!
1. Ampliação do alcance da sua marca
Embora existam diversos buscadores pelo mundo, é mais comum que os seus clientes estejam no Google. Isso porque, ele é o mais conhecido e procurado pelos usuários na hora de realizar pesquisas.
Em razão disso, ao anunciar no Google Ads, a sua marca é ampliada, e os consumidores conseguem encontrar as informações do seu negócio, incluindo os produtos e serviços que você comercializa, bem como o local onde você atende, em caso de loja física.
Portanto, fazer anúncios no Google Ads pode levar a sua marca a outros níveis. Isso porque, é muito provável que o seu negócio disponha das soluções que os clientes buscam diariamente na internet.
2. Maior controle de investimento
Um dos benefícios mais interessantes de anunciar no Google Ads é que, por meio da plataforma, você consegue ter um controle maior do seu investimento. Em outras palavras, é possível determinar qual o valor que será investido por dia, por mês e por campanha, sem nenhum tipo de surpresa desagradável.
O melhor de tudo isso, é que também é possível estipular que as cobranças sejam realizadas apenas quando receberem o clique dos usuários, ou quando atingir as impressões desejadas, isto é, a frequência que os consumidores visualizam o anúncio. Além disso, é possível configurar para que o pagamento ocorra apenas quando houver alguma conversão. O controle é total.
3. Possibilidade de criar campanhas para todos os estágios do funil de vendas
Ao anunciar no Google Ads, o seu negócio pode criar campanhas para todos os estágios do funil de vendas. Isso significa que, é possível investir em anúncios para pessoas que se encontram no topo, no meio, e, no fundo do funil.
Desta forma, os resultados tendem a ser ainda melhores. Isso porque, você pode ajudar o usuário, por meio do marketing de conteúdo, a conhecer a sua loja, despertando o desejo de comprar que, às vezes, nem ele sabia que tinha.
Entendeu tudo sobre Google Ads?
Esperamos que até aqui, você tenha conseguido entender tudo sobre o Google Ads. Agora, é o momento de reunir todo o seu conhecimento e criar os seus anúncios. No entanto, além do suporte que o próprio Google oferece, ter o auxílio de uma equipe especializada na hora de colocar as suas campanhas no ar, tende a ser uma solução ainda mais eficiente.
Para isso, você pode contar com toda a experiência do nosso time PlanoBWeb. Basta entrar em contato conosco, tirar as suas dúvidas e firmar uma parceria incrível que levará a sua marca a um bom nível de conhecimento do usuário do mundo digital.
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Ah! Aproveite e navegue pelo nosso Blog, nele, você encontrá excelentes conteúdos e estratégias para aplicar no seu negócio físico ou on-line. Até a próxima!