Embora pareça simples, definir o que é Marketing Digital não é algo tão fácil. As questões que envolvem o assunto são muito abrangentes e, por esta razão, vamos iniciar de uma forma diferente, combinado?
Ao invés de começarmos falando apenas que o Marketing Digital se trata de um conjunto de estratégias para a divulgação de produtos e serviços na internet, citaremos um filme que tem tudo a ver com o assunto: “A rede social” (2010).
Disponível nos principais streamings, o filme é uma espécie de resumão sobre o quanto o ambiente digital depende de uma série de fatores para ser dominado. Se você imagina que o Marketing Digital não se baseia na simples atividade de postar uma foto do seu produto no Instagram ou descrever seus serviços no Facebook, chegou ao lugar certo.
Neste artigo, você vai entender o que é Marketing Digital, de uma maneira clara, por meio de exemplos que irão tirar, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e não se esqueça de deixar o seu comentário, caso tenha algo a acrescentar ou alguma pergunta a fazer. Vamos lá?
Afinal, o que é Marketing Digital?
Como já mencionamos, o Marketing Digital é uma estratégia fundamental, que usa o ambiente on-line para a divulgação de uma marca, produto ou serviço. Isso significa que, as soluções disponíveis na internet, desde os sites, até as redes sociais, são todas utilizadas para atrair e fidelizar clientes.
No entanto, o que muita gente não sabe, é que para fazer Marketing Digital não basta abrir um canal na web e sair postando – a coisa é mais embaixo. Em outras palavras, para usar essa ferramenta de crescimento, é preciso conhecer diversos fatores.
Assim, para explicarmos de forma mais simples, cumprindo a nossa promessa, vamos usar o filme “A rede social” (2010), como exemplo. Dirigido por David Fincher, a história gira em torno do Facebook, isto é, ela retrata desde a ideia de sua criação, até as dificuldades que os fundadores passaram para chegar ao êxito.
Neste cenário, podemos identificar, claramente, as dores e os problemas do público da rede, bem como, as soluções originais e inovadoras desenvolvidas para resolver essas questões. O longa nos apresenta a complexidade de lidar com criações na internet e, também, sobre o comportamento dos usuários perante a essas criações.
Mas, o que isso tem a ver com marketing digital? Tudo. Já ouviu a expressão: “a vida imita a arte”? Pois bem, em “A rede social” (2010), uma plataforma nasce em razão de uma discussão de casal. Isso mesmo, Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg, leva um “pé na bunda” e decide criar uma rede para “destacar” as meninas da faculdade em que cursava.
No entanto, o que ele não imaginava, é que a ideia, antes movida apenas pela raiva do término do relacionamento, seria, com o passar do tempo, tão bem aceita pelo público. Assim, ele começa a enfrentar uma série de problemas para fazer “dar certo”. Dentre as questões: o servidor que precisava ser melhor, o investimento que ainda não era o suficiente, os anúncios inexistentes, e assim por diante.
Ou seja, para o Mark conseguir levar a sua criação para mais pessoas, ele precisava de um bom planejamento, de um bom Marketing Digital. Assim, ele dependia de uma estratégia que funcionasse no mundo on-line, e veremos como isso é possível, nos próximos tópicos. Continue a leitura!
Qual é a importância do Marketing Digital?
Assim como disse Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”: “O marketing consiste em um processo, no qual pessoas e marcas satisfazem as necessidades do seu público, por meio da criação e oferta de produtos e serviços.”
Entretanto, a forma como isso ocorre, sofre mudanças o tempo todo. Neste contexto, é impossível falarmos de marketing, sem citarmos a internet, uma vez que os consumidores estão mais conectados do que nunca.
Em um tempo, nem tão distante assim, as estratégias de marketing existiam apenas no mundo off-line. Em cada canto era possível visualizar um banner de oferta, um panfleto indicando um restaurante, uma placa apontando para a inauguração de uma loja. A verdade é que todo lugar por onde passássemos, tinha algo para atrair o público.
Além disso, a televisão, o rádio e os jornais e revistas, também faziam parte desse universo de propagandas e visibilidade. Não que a coisa esteja tão diferente, afinal, ainda nos deparamos com marcas que utilizam conteúdo para chamar a atenção nas ruas, e demais veículos de comunicação. Contudo, se essas mesmas marcas não estiverem na internet, provavelmente, não terão bons resultados.
Segundo uma pesquisa publicada no G1, em 2022, 61% dos brasileiros compram mais no ambiente on-line que em lojas físicas. Assim, fica fácil entender a importância do Marketing Digital, sendo ele, a principal forma de fazer marketing atualmente. É por meio dos canais, como sites, blogs, e-mails e redes sociais que as empresas conseguem solucionar as dores e as necessidades de seus potenciais clientes.
Como funciona o Marketing Digital?
O Marketing Digital funciona por meio de diversas estratégias. A seguir, você conhecerá as principais. Confira abaixo!
Lead
Consistem nos potenciais clientes da sua empresa, ou seja, pessoas que ainda não realizaram nenhuma compra, porém demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços. Na internet, os leads são identificados quando baixam um material do seu site, preenchem um cadastro e, assim por diante.
Persona
A persona é o perfil fictício do cliente ideal para a sua empresa. É com base nas características dela, que os conteúdos sobre Marketing Digital devem ser criados.
Funil de vendas
Também chamado de “Jornada do Consumidor”, se trata das etapas pelas quais um cliente passa, antes de finalizar a compra. Ou seja, o funil de vendas, vai desde a identificação de um problema, até a solução dele.
CRM
O CRM – Customer Relationship Management – é um software responsável pelo gerenciamento das relações da empresa com os seus potenciais e atuais clientes. Trata-se de uma ferramenta que contém, desde o cadastro dos clientes, até os contatos que eles fizeram com a empresa.
SEO
Search Engine Optimization – SEO – é uma estratégia que otimiza o seu site, blog e demais canais para que eles sejam facilmente ranqueados nos mecanismos de buscas.
Landing Page
São páginas desenvolvidas para capturar leads e convertê-los em clientes. Normalmente, as landing pages são mais simples que páginas tradicionais, e focadas na ideia central de uma determinada campanha de Marketing Digital.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo consiste na criação de conteúdos com o objetivo de atrair clientes para a sua empresa. São desenvolvidos para tirar as dúvidas dos usuários, fornecer informações pertinentes para a persona, e converter leads em clientes.
Como fazer Marketing Digital, na prática?
Assim como nos mostra o filme: “A rede Social” (2010), o Marketing Digital deve ser feito por etapas. São elas:
1. Planejamento
No filme: “A rede social” (2010), antes de divulgar a plataforma, Mark a planejou. Da mesma forma que a sua empresa deve fazer. Ou seja, para um bom Marketing Digital, é necessário:
- definir a persona da empresa: sem o perfil do cliente ideal, a sua empresa não criará campanhas eficientes de Marketing Digital;
- estabelecer a verba: o Marketing Digital pode ser realizado por meio do tráfego orgânico, ou seja, sem a necessidade imediata de investir qualquer tipo de valor. No entanto, para o tráfego pago, é fundamental estabelecer a verba, antes de iniciar a campanha;
- determinar objetivos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo: nos primeiros meses, aumentar o alcance da marca tende a ser uma excelente meta, para só depois, ampliar as vendas;
- acompanhar os indicadores de resultados: a cada meta batida (ou não), é fundamental calcular os números, tanto os de novos visitantes, quanto os leads convertidos em clientes e, até mesmo, as vendas realizadas.
2. Identificação dos canais que serão usados
Como já dito, o Marketing Digital pode ser feito por diversos canais. É indicado usar mais de um, no entanto, é importante saber quais são compatíveis com o segmento e a persona do seu negócio. Dentre eles:
- site;
- blogs;
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- newsletter;
- podcast;
- entre outros.
3. Atração de clientes
Após o planejamento e a identificação dos canais que serão usados no Marketing Digital, é importante iniciar a atração dos clientes. Para isso, o ideal é utilizar o Inbound Marketing, uma estratégia que compreende as necessidades da persona da sua empresa e desta forma, auxilia na criação de conteúdos que ajudem a solucioná-las.
Para exemplificarmos, em “A rede social” (2010), Mark descobre, com o tempo, que os usuários de sua plataforma desejavam criar relacionamentos e interagirem uns com os outros. Assim, devido ao grande alcance e número de pessoas interessadas, ele precisou investir em servidores melhores para sanar essa necessidade.
4. Mensuração de resultados
A mensuração de resultados faz parte do Marketing Digital, desde o seu planejamento. Ao fim de uma campanha, é fundamental acompanhar as métricas para identificar o que deve ser mantido e o que precisa ser modificado. Entre os indicadores mais usados, estão:
- número de visitantes e engajamento com as campanhas;
- taxas de conversão e abertura de e-mails;
- ticket médio, isto é, quanto de receita foi gerada por cliente;
- lifetime value, ou seja, potencial de lucro de cada cliente;
- custo por lead (CPL);
- custo por aquisição (CPA);
- retorno sobre investimento (ROI), isto é, quanto a empresa gastou com a campanha e o quanto teve de lucro com ela.
Vale dizer que, caso o Marketing Digital esteja sendo feito por intermédio do tráfego orgânico, isto é, sem nenhum tipo de investimento, os resultados tendem a demorar mais tempo para aparecerem.
Entendeu o que é Marketing Digital?
Entender o que é Marketing Digital é fundamental, percebeu? Isso porque, por meio dessa estratégia, é possível expandir o negócio, aproximar o público da marca, ter uma comunicação mais efetiva e ampliar as vendas.
Assim como no filme: “A Rede social” (2010), é imprescindível que você identifique a oportunidade única de investir no Marketing Digital, saiba a importância de se inovar constantemente e, o principal: tenha em mente que a colaboração é fundamental.
Em outras palavras, Mark Zuckerberg é o criador do Facebook, porém o projeto foi resultado da colaboração de diversas pessoas com talento. Por isso, conte com o nosso time para alavancar o seu negócio. Entre em contato agora mesmo, e tire as suas dúvidas.
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O marketing digital é realmente algo que revolucionou e ainda revoluciona o mercado tanto digital quanto o fisico