Uma das grandes estratégias do Marketing Digital é a possibilidade de oferecer recursos diferenciados capazes de atrair os clientes certos por meio dos canais digitais. Dentre tantos, a landing page é uma das que mais ganham destaque.
Esse tipo de ferramenta tem auxiliado no aumento de conversão das empresas, fazendo com que os usuários consumam mais conteúdo, caminhem pelo funil de vendas e se tornem clientes.
Entretanto, para alcançar os objetivos é fundamental compreender a fundo o que é landing page e qual seu impacto nas vendas.
Neste artigo, você vai entender como criar uma estratégia que impacte diretamente na conversão do funil e quais são os elementos que tornam essa página uma geradora de bons resultados. Vamos lá?
O que é landing page?
A landing page, ou página de destino, tem como finalidade a conversão de visitantes. Ela costuma ser criada por meio de campanhas de marketing digital, como anúncios feitos no Google e redes sociais ou até mesmo pelas ações de e-mail marketing,
Normalmente, as empresas criam esse tipo de estratégia de marketing de atração para apresentar ao usuário:
- um novo produto;
- uma determinada oferta;
- um conteúdo relevante.
A ideia é que esse tipo de página esteja em concordância com o apresentado no anúncio ou no e-mail enviado ao cliente, trazendo poucos elementos e focando principalmente no call to action (CTA), para garantir que o usuário realize uma ação, ou seja, a conversão desejada sem muitas distrações.
Quais são os tipos de landing page?
Ainda que a landing page seja construída para a geração de conversão, existem alguns modelos de páginas que podem ser melhor alinhadas com determinadas estratégias e objetivos. A seguir mostramos as principais:
Landing page para captura de leads
Este modelo tem como finalidade realizar a captura dos dados de contato de potenciais clientes.
Nestes casos, é necessário oferecer algum tipo de material rico, como um e-book ou guia, por exemplo, para que o visitante preencha os seus dados em um formulário para recebê-lo.
Landing page de vendas
A página de vendas é focada totalmente no direcionamento do usuário para determinado produto ou serviço, ou seja, requer uma abordagem mais persuasiva e CTAs mais chamativos que auxiliem no objetivo.
Além disso, a página não deve ser muito longa, apenas o suficiente para que o visitante tire as principais dúvidas do item que está à venda e tenha acesso às provas sociais do quanto ele é eficaz e pode atender aos seus desejos e necessidades.
Landing page de eventos
A landing page de evento é semelhante a um convite digital, porém ainda mais bem elaborada.
Normalmente, neste modelo é incluído todas as informações que possam despertar o interesse do visitante em determinado evento, como um live, ou um webinar, por exemplo.
Thank you page (Página de agradecimento)
A thank you page é a finalização de uma conversão, ou seja, pode ser aplicada em compras, quando o usuário baixa um material ou realiza uma inscrição.
O objetivo é gerar empatia e conquistar a confiança do usuário. Além disso, a thank you page pode ser aplicada no início ou meio do funil para indicar o próximo passo para o lead.
Quais são os elementos indispensáveis de uma landing page?
Apesar de existirem diversos modelos e finalidades em uma landing page, uma coisa é única em todas elas: os elementos que devem ser utilizados em sua construção. Vamos conhecê-los?
- Título: o título da landing page deve ser chamativo, porém simples, e conseguir transmitir a ideia sobre qual o tipo de conteúdo que o usuário irá encontrar;
- Descrição: uma descrição abaixo do título é fundamental para passar uma mensagem sobre os objetivos da oferta e os valores que ela pode gerar ao consumidor;
- Texto (copy): a copy diz respeito a todos os demais textos utilizados na página. Ela deve criar uma conexão com o usuário, além de convencê-lo da conversão;
- Conteúdo visual: assim como o título e a descrição, os conteúdos visuais auxiliam o usuário a compreender o produto ou serviço que está sendo ofertado na Landing Page, conquistando mais facilmente o visitante a efetuar a compra;
- Formulário: este é um dos pontos mais importantes, pois é por meio deles que a captura de leads ocorrerá;
- Depoimento de clientes/provas sociais: esses relatos têm o poder de demonstrar aos usuários a qualidade do serviço ofertado.
Além dos elementos destacados, não podemos esquecer do fundamental: os CTAs. São os botões ou textos que convidam o leitor a realizar uma ação por intermédio de frases no imperativo, como:
- baixe agora mesmo;
- receba aqui o seu material;
- clique aqui para realizar um orçamento personalizado;
- acesso o conteúdo completo;
- fale agora mesmo com um especialista.
É fundamental que o CTA seja objetivo, claro e auxilie o usuário a realizar a ação.
Quais são os impactos da landing page?
Os impactos causados por uma estratégia com base em landing page são inúmeros para quem usa o digital para o impulsionamento das vendas. Dentre eles estão:
Aumento da taxa de conversão
Por se tratar de uma página voltada para um único objetivo, a landing page elimina as distrações, focando apenas nas informações relevantes para alcançá-lo. Por esta razão, há um aumento relevante nas taxas de conversão.
Ajuda no lead scoring
O lead scoring trata-se da classificação dos leads de acordo com o interesse em fechar o negócio.
Este processo consiste na atribuição de uma pontuação para cada um dos leads com referência na sua interação com a marca. Quanto mais fundo no funil, maior o número de pontos. Com a landing page é possível manter o controle sobre as ações do usuário.
Segmenta os leads
Um outro benefício claro é a segmentação de leads por meio das ações e materiais utilizados em cada landing page.
Pelas informações solicitadas ou material disponibilizado na landing page é possível distinguir as diferenças entre os consumidores que estão na jornada de compra.
Reduz o custo de aquisição de clientes
Uma estratégia de landing page é capaz de agregar uma quantidade enorme de dados de potenciais clientes de maneira rápida e segura.
Por meio dela, é possível ter acesso a todas as informações de um lead com custos baixos em relação a estratégias comuns de captação.
Invista em landing page para o seu negócio!
A landing page, na maioria das vezes, é a porta de entrada para a jornada de compra. Por meio deste canal, os visitantes se tornam leads, que por sua vez, podem virar leads qualificados e até clientes do seu negócio.
Por isso, ao realizar um bom trabalho na landing page, é possível gerar mais conversões, aumentando os resultados e, consequentemente, a receita.
Neste momento, a necessidade de contar com um bom parceiro que tenha expertise e experiência neste tipo de ferramenta é fundamental para conquistar melhores resultados.
A criação de uma landing page exige conhecimento de mercado e boas estratégias. Por esta razão, a PlanoBWeb é a sua melhor escolha.
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