Quando falamos em estratégias de marketing digital não podemos deixar de mencionar o SEO que é, sem dúvida alguma, uma das principais delas.
As boas práticas de SEO são as responsáveis por manter o seu site nas primeiras posições da busca orgânica do Google, ou seja, tornando-se referência para os usuários que buscam por respostas precisas sobre suas dúvidas e necessidades.
Por meio de um bom planejamento de SEO, a sua página ou loja virtual se torna mais conhecida, recebe mais visitas e ainda amplia as chances de conversão.
E o melhor de tudo isso é que, além de melhores resultados nos sites de buscas, ao aplicar o SEO você melhora a experiência do usuário durante a navegação e também a sua autoridade no mercado digital.
Neste artigo, explicamos o que é o SEO, seus principais benefícios e como você pode ter sucesso na aplicação no seu site. Acompanhe!
O que é SEO?
Estar nas primeiras posições do Google é a maior estratégia do marketing digital. No entanto, para ser notada, a sua página precisa estar bem ranqueada. É neste momento que entra o SEO.
O SEO, em tradução literal: Otimização para Ferramentas de Busca, consiste em um conjunto de técnicas que devem ser inseridas em seu site para que ele possa ser indexado e posicionado em uma boa classificação e, por meio dela, você pode obter mais visitantes para a sua página diretamente pelas buscas orgânicas.
Alguma vez você já se perguntou quantas pesquisas são realizadas diariamente no maior buscador do mundo?
Segundo um levantamento realizado pelo site Tecmundo no ano de 2021, o Brasil foi o segundo país que mais gerou tráfego ao Google. [fonte]
De acordo com os dados, o nosso país possui 92,58% de pessoas que utilizam o sistema de buscas, ficando atrás somente da Índia com 95,47%.
As pesquisas realizadas nos buscadores é o principal caminho que os usuários percorrem para encontrar as respostas para os questionamentos e as soluções para os mais diversos problemas.
Por esta razão, se você deseja que o seu site apareça com as respostas que as pessoas buscam deve investir no SEO, que contempla uma série de técnicas como:
- Palavras-chaves;
- Produção de bons conteúdos;
- Tamanho dos textos;
- Originalidade;
- Escrita correta;
- Links que direcionam para outros conteúdos do site (link building);
- URLs curtas.
Esses e outros fatores de rankeamento são levados em consideração pelos mecanismos de busca e servem como estratégia para a otimização de conteúdos e indexação aos resultados das pesquisas para a geração do tráfego orgânico.
Quando os usuários recebem as respostas de suas pesquisas, dificilmente eles avançam para as próximas páginas de resultados. Isso porque, a maioria das pessoas acredita que as soluções eficientes para as suas necessidades se encontram na primeira página dos buscadores.
Sendo assim, para obter mais cliques em seu site, é fundamental conquistar uma boa colocação no Google e isso só é possível investindo no SEO.
Como aplicar o SEO em seu site?
O universo do SEO é muito grande e dentro dele existem milhares de técnicas. Contudo, você não precisa conhecer a aplicar tudo de uma vez, investindo nos fundamentos básicos já é possível notar uma grande diferença nas suas páginas.
Para te ajudar, separamos algumas dicas de como você pode começar a aplicar o SEO no seu site, vamos lá?
1. Elabore uma estratégia de palavras-chave
As palavras-chaves são os termos digitados no campo de busca do Google e quanto mais esses termos se relacionarem com o seu negócio, melhor será.
Escolha as palavras-chaves e produza os conteúdos com foco nelas. Desta forma, você irá atrair mais visitantes qualificados para o seu site.
2. Produza bons conteúdos
A produção de bons conteúdos continua sendo a base do SEO e o Google consegue identificar o que é relevante ao usuário, de acordo com a palavra-chave buscada por ele.
Isto quer dizer que, se o seu conteúdo não for considerado bom por quem o visitou, esta pessoa certamente não voltará à sua página.
Além disso, o Google também sabe quando um conteúdo gera valor e quando não gera. Por isso, produzir bons artigos, investir em imagens de boa resolução e tentar solucionar ao máximo o problema que foi pesquisado, te ajudará a se destacar nos resultados de busca.
3. Tenha atenção ao tamanho dos textos
O Google valoriza muito o tamanho do texto que você publica no seu site. Não é que exista um tamanho ideal de blogspot, porém as pesquisas comprovam que para um conteúdo ser bem abordado ele deve ter, no mínimo, 500 palavras.
Os motores de buscas evitam focar em páginas que buscam atrair visitantes com artigos sem profundidade, ou seja, o seu texto precisa responder as perguntas realizadas pelo usuário.
Se de início não for possível investir em conteúdos muito longos, vá aumentando ao decorrer do tempo. Porém, foque sempre em ter um artigo completo e relevante.
4. Nunca copie conteúdos
Nem o Google nem nenhum motor de busca tolera plágios. Conteúdos duplicados são severamente penalizados, ou seja, além do conteúdo em si, o site todo pode ser punido. Por esta razão, sempre foque na elaboração de conteúdo original.
5. Invista na escrita
O seu site nunca será referência se nos seus conteúdos houver erros de ortografia e gramática. Um conteúdo mal escrito pode ser interpretado como página maliciosa e até mesmo spam.
Muito além do Google, artigos mal escritos também podem ser penalizados pelos próprios leitores. Ninguém quer acessar um texto mal elaborado, por isso, capriche na língua portuguesa.
6. Faça o uso de links internos
Os links internos são uma excelente estratégia para manter o usuário conectado à sua página. Quando você linka uma informação importante no seu texto, o usuário tende a clicar e ler o seu outro conteúdo.
Desta forma, você mostra ao Google que outras páginas do seu site também são relevantes para os usuários.
7. Tenha URLs curtas
O Google passou a priorizar URLs menores e mais objetivas. Se no passado as pessoas aproveitavam o uso de palavras-chaves na URL, hoje isso é um fator a qual se deve ter o máximo de atenção.
Quais as vantagens de aplicar SEO ao seu site?
Com a aplicação do SEO em seu site, é possível alcançar mais visitantes qualificados, além de obter melhores resultados a médio e longo prazo, podendo testar quais são as técnicas que melhor se encaixam na sua estratégia.
Com base no planejamento de marketing digital, algumas das principais vantagens do SEO são:
- Aumento do número de visitantes ao site;
- Destaque da sua marca nos resultados de busca;
- Geração de tráfego orgânico, sem custos;
- Melhoria na taxa de conversão;
- Aumento do índice de qualidade das páginas e redução dos custos de mídia paga.
Além das vantagens destacadas, enquanto a estratégia de SEO está ativa, existem diferentes elementos sendo avaliados pelo Google com diversas técnicas e correções no mesmo domínio para a melhoria da leitura.
Comece agora mesmo a aplicar o SEO em seu site!
Colocando em prática as dicas que deixamos aqui, você já irá conseguir aplicar o SEO no seu site e ver de pertinho os resultados acontecerem.
Contudo, para realizar um trabalho profissional que vai muito além das técnicas de SEO, você pode contar com a nossa ajuda.
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