Conheça curiosidades e vantagens do Google que vão além das buscas

O buscador mais popular do mundo comemorou em 2019 seus 21 anos de existência. Criado em 1998 como projeto universitário de pesquisa para ser uma plataforma que organizaria as páginas de internet, hoje vem dominando o mundo digital com produtos voltados para smartphones, sistemas operacionais, sem contar o nicho de publicidade.

Tudo o que você tiver de dúvidas, pergunte ao Google! Ele certamente terá as respostas – ou ao menos indicará quem as tenha – para esclarecer suas dúvidas ou tirar suas próprias conclusões. Agora, vamos conhecer algumas curiosidades e vantagens do Google que vão além das buscas.

Origem do nome Google

O buscador de Larry Page e Sergey Brin registrou o nome Google em 15 de setembro de 1997. Mas antes de definirem o nome, estavam em busca de um termo que fizesse relação com o significado de catalogar um grande volume de dados. E por isso, decidiram por Google, pois remeteria à palavra “googol”, que se refere ao número 1 seguido de 100 zeros.

Doodles

Entre as curiosidades sobre a companhia estão os “doodles”, que são nada menos que os logos comemorativos que você visualiza ao acessar a página no buscador. A ideia inicial, conforme relatam histórias, é que os doodles surgiram em 1998 como experimentos de brincadeiras da plataforma, como infográficos interativos e jogos. Hoje, é utilizado em datas especiais, para marcar eventos ou personalidades.

Ações do Google na Bolsa de Valores

Outra característica interessante do buscador que virou febre no Brasil e no mundo é que em dez anos de existência as ações do Google na bolsa de valores deram um salto de 1.294%. Em 1999 a empresa foi colocada à venda por apenas US$ 1 milhão, e no ano passado alcançou a faixa de US$ 1 trilhão.

Quantidade de buscas por segundo

Com números altíssimos, a companhia processa cerca de 40 mil pesquisas por segundo, o equivalente a 3,5 bilhões de buscas por dia e 1,2 trilhão de buscas do ano em todo o mundo. Diariamente captura 20 bilhões de sites novos, eliminando também outros sites que infringem direitos autorais e as políticas de uso.

Hoje, as buscas no Google não se limitam apenas a sites, mas também a diferentes conteúdos disponibilizados pela plataforma, que tem sido bastante abrangente. A maioria das pesquisas realizadas no buscador apontam que 65% delas mostram vídeos, enquanto 40% mostram imagens, 16% mostram notícias, 6% ofertas de compras e, menos de 1% mostram os mapas.

Google para o seu negócio

Visando traçar estratégias de resultado para o seu negócio, esse importante buscador também disponibiliza ferramentas de marketing para micro e pequenas empresas, sendo que algumas delas podem ser gratuitas.

Iniciaremos nossa lista por aquela que talvez seja a mais popular, o Google Meu Negócio. Essa ferramenta oferece ao público informações sobre o seu negócio, como endereço e horário de atendimento, além de disponibilizar um espaço para avaliações que podem ser fundamentais no processo de decisão de compra.

A ferramenta Google Adwords, por sua vez, também é uma importante aliada, pois permite ao empreendedor identificar as melhores palavras-chave para o seu negócio e criar anúncios que alavanque suas vendas.

O Google Plus, também conhecido por Google+, é uma rede social onde o empreendedor pode compartilhar novidades sobre a empresa, além de responder seus clientes de forma rápida.
Por fim, o Google App for Business é a ferramenta indicada para facilitar a condução do negócio, pois unifica Gmail, agenda, drive e docs em um único lugar.
Deseja mais informações sobre essas ferramentas? Entre em contato com a gente e te ajudamos a utilizá-las de modo a alavancar seus resultados.