CRM

O que é CRM e para que serve?

Você sabe o que é CRM e para que serve? Para te responder essa pergunta, vamos primeiro, imaginar a seguinte situação:

Na sua rua tem um mercadinho muito conhecido pelos moradores. No entanto, por se tratar de um bairro pequeno, o dono do estabelecimento conhece todos os clientes por nome. Além de cumprimentá-los sempre que os encontra, ele também sabe que tipo de assunto abordar com cada um deles.

Assim, uma situação bem típica nesse mercado, se dá quando um desses clientes entra no estabelecimento e automaticamente é “surpreendido” com a frase: – Vai levar o de sempre, meu amigo?

Desta forma, os consumidores voltam ao mercado não porque é um local no qual adquirem os produtos da sua necessidade, eles voltam porque há um relacionamento. Ou seja, as pessoas que frequentam o estabelecimento não o fazem apenas por precisar dos itens e sim, porque gostam do ambiente e de como são tratadas, o dono criou um vínculo com elas.

Embora o contato direto seja algo não tão simples quando falamos de grandes organizações, foi pensando no conhecimento das necessidades dos clientes que o CRM surgiu. Em razão disso, neste conteúdo, você vai entender o que é CRM e para que serve, além de saber suas principais vantagens no relacionamento com os clientes. Acompanhe!

Afinal, o que é CRM?

O CRM, Customer Relationship Management, ou simplesmente Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português, trata-se de um sistema de gestão. Por meio dele é possível organizar e registrar todos os dados apurados após o contato de um cliente com a empresa.

Entretanto, muito mais que apenas armazenar informações, ele ajuda a colocar o consumidor a frente para que a organização entenda cada vez mais quais são as suas necessidades. Em outras palavras, por intermédio do CRM, a empresa consegue oferecer ao cliente, os produtos e serviços que ele precisa, da maneira correta e nos momentos oportunos.

O sistema então, auxilia nessas três tarefas, ajudando na ampliação das receitas e fidelização dos consumidores. Deste modo, o CRM atua igualzinho ao dono do estabelecimento do seu bairro, sabendo sempre o que o cliente precisa, antes mesmo de ele pedir.

Para que serve o sistema de CRM?

O sistema de CRM serve para armazenar informações dos seus clientes, sejam eles atuais ou potenciais. Dados como nome, endereço, telefone para contato e assim por diante. Além disso, o software também registra as atividades e os pontos de contato que a pessoa fez com a empresa, como visita ao site, ligações telefônicas, troca de e-mails, entre outras interações.

No entanto, o CRM não consiste apenas em uma lista de contatos elaborada, ele engloba tudo o que é fundamental para que as equipes tenham acesso a todas as informações do cliente, incluindo seu histórico e preferências de compra. Ou seja, ele faz o mesmo que o dono do mercado do seu bairro: conhece o consumidor.

Por meio do CRM, é possível fazer abordagens mais eficientes, uma vez que a empresa irá dispor dos histórico completo das informações trocadas com os clientes em contatos anteriores. Além disso, o software também ajuda com a organização do dia a dia do trabalho e ainda oferece uma melhor experiência aos consumidores durante a jornada de compra.

Como usar o CRM para melhorar o relacionamento com os seus clientes?

O sistema de CRM centraliza todas as informações coletadas sobre os clientes, ou seja, onde moram, quais produtos costumam adquirir, de quanto em quanto tempo fazem compras, entre outros dados pessoais.

A forma que ele utiliza para coletar essas informações normalmente é por intermédio do CPF que as pessoas inserem durante as compras ou ainda por sorteios e concursos nos quais os consumidores preenchem algum tipo de formulário. A partir disso, ele colhe dados úteis para que a sua empresa crie campanhas de marketing, ofertas de produtos e serviços e assim por diante.

É fundamental ter a ciência que somente dados relevantes devem ser coletados, pois quanto mais você exigir, menos interesse as pessoas terão. Voltamos então, ao exemplo do mercadinho do bairro. Você acha mesmo que o dono do estabelecimento pergunta sobre a vida toda de seus clientes? Não, ele conversa apenas sobre o que interessa para ambos os lados, evitando assim, ser desagradável.

É importante registrar qualquer tipo de contato que a sua equipe fizer com o cliente e também classificar o assunto da conversa como elogio, sugestão, reclamação, entre outros termos. Inclusive, é imprescindível identificar os canais de contato: e-mail, telefone, redes sociais ou outros tipos de mensagens.

Além disso, o CRM também auxilia com a previsão de promoções e campanhas por intermédio da interpretação das atividades analíticas. Nesse caso, as informações podem indicar as tendências, hábitos de compra, aceitação de produtos e quais campanhas de marketing tendem a gerar mais impactos sobre os consumidores.

Desta forma, o sistema promove maior interação e apresenta mais oportunidades de otimização de vendas, campanhas e criação de novos produtos, ampliando assim, as possibilidade de a sua empresa se relacionar melhor com os clientes.

Quais são os melhores sistemas de CRM do mercado?

Agora que você já entendeu o que é CRM e para que serve, vamos apresentar os 5 melhores do mercado. É importante destacar que é necessário escolher aquele que melhor atende às necessidades do seu negócio, no que diz respeito aos processos internos, integrações disponíveis, entre outros. Acompanhe as nossas indicações abaixo:

1. Agendor

CRM brasileiro, o agendor dispõe da maioria das funções que um bom CRM precisa ter. O seu principal diferencial são os relatórios completos gerados a partir das necessidades da sua empresa. Além disso, o sistema conta com um App Mobile que permite que a gestão de relacionamento seja feita de qualquer local com internet.

2. Hubspot CRM

Uma das maiores empresas de automação de Marketing e Vendas do mundo, o Hubspot é um sistema com ferramentas bem completas. Além de ter todas as aplicações que um CRM completo tem que ter, ele ainda possui integração com o Gmail, o que possibilita o monitoramento do seu e-mail, tanto nas entradas, quanto nas saídas, armazenando as informações de contato com o cliente de maneira espontânea.

3. Salesforce CRM

A Salesforce é a maior empresa de CRM do mundo. O sistema oferecido é o mais completo possível. Em razão disso, é recomendado para as empresas que possuem maior orçamento para automação comercial. A ferramenta dispõe de diversos módulos e ainda conseguem monitorar as agendas da equipe de vendas e seus movimentos em tempo real.

4. Bitrix24

Muito mais que um CRM, o Bitrix24 é uma ferramenta que unifica a comunicação e a gestão de sua empresa como um todo. Com ele, você consegue coordenar atividades, enviar e-mails, se comunicar por meio da plataforma e gerenciar os seus clientes. Inclusive, é um excelente recurso para administrar o funil de vendas e otimizar os processos do negócio.

5. Zoho CRM

A Zoho é uma empresa de softwares que dispõe de uma série de soluções integradas entre si. Suas ferramentas atendem desde a área de suporte, até o comercial e o marketing. Entre seus diferenciais, a inteligência artificial se destaca pelo seu trabalho como assistente do CRM.

Ficou claro o que é CRM e para que serve?

Desejamos que este conteúdo tenha sido útil para você entender o que é CRM e para que serve, mas, muito além disso, esperamos também que você tenha compreendido como é simples fazer o que o dono do mercadinho do seu bairro faz, criar vínculos e gerar relacionamento com os seus clientes.

Se você ainda tem alguma dúvida, comente aqui, será um prazer lhe auxiliar. Para ficar por dentro dos nossos conteúdos assine a nossa newsletter e não se esqueça de compartilhar este artigo para que mais pessoas interessadas sejam alcançadas! Até a próxima!