A adesão às redes sociais cresce a cada dia, isso porque, muito mais que compartilhar fotos e vídeos, os usuários estão utilizando-as para fins profissionais. Páginas como o Facebook, Instagram e YouTube estão entre as que mais trazem resultados para os negócios.
Uma coisa é certa, as mídias sociais possuem a finalidade de fazer com que as pessoas se relacionem entre si e, para que a sua empresa seja conhecida e conquiste autoridade no mundo virtual, nada mais válido que ampliar esse relacionamento. Quando uma marca se conecta com o seu público, é gerado engajamento e maiores oportunidades de vendas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre uma rede em si. Em outras palavras, vamos te dar dicas de como vender no Instagram, que é um dos principais canais digitais do mundo atual. Portanto, acompanhe a leitura e confira 09 estratégias que podem ser colocadas em prática de forma simples e assertiva para ampliar as suas vendas.
Por que saber como vender no Instagram?
Saber como vender no Instagram é fundamental para o crescimento do seu negócio, independentemente do nicho. Isso porque, há grandes chances da sua persona também usá-lo, uma vez que, segundo a Forbes, o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais do mundo e só no Instagram são mais de 2 bilhões de usuários ativos.
Além disso, uma pesquisa de 2023, revelou que 82% dos usuários do Instagram seguem alguma marca e destes, 64% já compraram produtos ou serviços por intermédio dele. Neste cenário, é evidente que a sua empresa tem grandes chances de melhorar a receita e ganhar mais autoridade com os consumidores, apostando em estratégias de vendas para o Instagram.
Por esta razão, separamos 09 estratégias para destacar o seu negócio e promover engajamento com o público certo. Por meio delas, será mais simples gerar vantagem competitiva e obter mais reconhecimento no mundo digital. Vamos conhecê-las juntos?
09 estratégias para vender no Instagram
Conheça agora as 09 estratégias que selecionamos para vender no Instagram.
1. Tenha uma conta profissional
Para vender no Instagram não basta promover os seus produtos e serviços. Antes de qualquer ação, é imprescindível criar uma conta profissional. Esta é uma regra válida para qualquer plataforma que ofereça a possibilidade de ampliar o seu negócio, como WhatsApp Business, por exemplo.
No Instagram, para ter acesso aos dados de alcance, impressões, engajamento das postagens e perfil do público é necessário ter uma conta profissional. Além disso, somente por intermédio deste tipo de conta é possível fazer anúncios e impulsionar publicações.
2. Construa um perfil atrativo
Além da conta comercial, é fundamental construir um perfil atrativo. Para isso, é imprescindível contar com uma boa foto de perfil, sendo esta, o logotipo da empresa ou algo que a represente. Também é importante criar a bio do Instagram com base nas principais informações da empresa, contato e o site, caso já tenha um.
O seu negócio deve ser apresentado de maneira atrativa no Instagram, isso porque, na maioria das vezes, é por intermédio das redes sociais que os clientes se deparam com a sua marca pela primeira vez. Neste cenário, é essencial que os usuários identifique os produtos e serviços que você vende, quais são os seus diferenciais e ramo de atuação.
3. Faça publicações relevantes
O Instagram da empresa não deve ser utilizado como uma rede social pessoal. Por esta razão, é importante estudar sobre o comportamento do público-alvo do seu negócio, para saber o que eles desejam e buscam nas mídias. A partir dessas informações, o Instagram profissional deve investir em publicações relevantes que apresentem os produtos e serviços que a empresa dispõe, curiosidades sobre o segmento e demais informações de valor.
4. Poste com frequência os produtos e serviços
É fundamental lembrar que, além de um canal informativo, o Instagram da sua empresa precisa de postagens frequentes sobre os produtos e serviços que ela oferece. Ou seja, para vender no Instagram é preciso ter uma vitrine virtual sempre atualizada.
Os clientes precisam encontrar as soluções que procuram de forma simples e, para isso, é essencial que existam demonstrações daquilo que é vendido. Por isso, capriche nas fotos, nas imagens criadas para os posts e não se esqueça de fazer vídeos sempre que possível.
5. Interaja com os seguidores
Muito além do que citamos, a interação com os seguidores é, sem dúvida alguma, uma das mais importantes dicas de como vender no Instagram. É fundamental responder comentários, mensagens enviadas por direct e ainda interagir por meio de Stories. Lembre-se que tudo isso faz parte do atendimento ao consumidor e, sem um bom atendimento, a marca dificilmente fideliza um cliente.
6. Invista em Stories, Reels e Lives
Aproveitar todos os recursos disponíveis no Instagram, é o que ajudará a sua empresa a se consolidar ainda mais no digital. Os Stories, Reels e Lives são ferramentas que vêm ganhando muito destaque na plataforma, e por isso, são excelentes opções para se conectar com os usuários e vender mais.
É válido ressaltar que as redes sociais têm como finalidade promover relacionamentos e os recursos como estes são ideais para gerar mais valor para a marca. Mostrar a equipe, bastidores, processos produtivos, dentre outras situações criativas, são fundamentais para criar maior conexão entre o negócio e o público.
7. Faça anúncios no Instagram
Por meio da conta profissional vinculada ao Facebook Ads, é possível criar campanhas de anúncios pagos para aumentar o tráfego do perfil e alcançar mais pessoas interessadas nas soluções que a sua empresa dispõe.
As campanhas ajudam no aumento de curtidas, comentários e directs, ampliando a relevância do perfil e atraindo mais compradores. Além disso, é possível criar um botão para direcionar os usuários para o site da empresa, fazendo com que outros meios de comunicação sejam conhecidos.
8. Busque por parcerias com influenciadores
As parcerias com influenciadores, também chamadas de marketing de influência, é uma estratégia muito bem-vinda nas redes sociais. Com ela, influenciadores da rede apresentam os produtos do seu negócio e falam bem sobre a marca, visando influenciar os usuários a conhecê-la.
Por intermédio deste tipo de estratégia, é possível gerar autoridade para a marca, além de trabalhar a prova social e obter novos clientes. No entanto, o ideal é buscar por influenciadores que já atuam no seu segmento.
09. Não se esqueça do SEO
Há quem pense que as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) são válidas apenas para os conteúdos dos blogs e sites. Contudo, isso é uma grande enganação. Utilizar essa estratégia nas redes sociais é excelente para que os clientes encontrem a sua empresa nas buscas on-line.
Por isso, investir em palavras-chave ligadas ao negócio, produto ou serviço, e hashtags que tenham a ver com o nicho, ajudam o público-alvo a encontrar o perfil da sua empresa de forma mais simples ao realizar uma pesquisa no Instagram.
Aprendeu como vender no Instagram?
Agora que você já conhece as melhoras estratégias de como vender no Instagram, é o momento de colocar a mão na massa. Crie a sua conta profissional, caso ainda não tenha uma, capriche no perfil e os conteúdos publicados e seja mais reconhecido no ambiente digital.
Dedicar-se às vendas nesta rede trará, com toda a certeza, bons resultados e mais valor ao público. Como consequência, além de uma boa receita, a sua marca estará alinhada com as expectativas dos clientes.
Esperamos que este conteúdo te ajude a ter uma nova visão sobre as infinitas possibilidades de vendas no Instagram e te convidamos a conhecer o nosso! Basta clicar aqui! Caso queira saber mais sobre as vendas no mundo on-line, leia nosso artigo sobre como vender na internet. Até a próxima!