Engajamento em Stories

Pesquisa revela como usuários interagem com stories do Instagram

Você sabia que São Paulo é a região do Brasil que lidera o ranking em postagens de stories entre os brasileiros? Quem segue nas próximas posições é o Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Ceará, nesta ordem. Os dados são da Squid, em pesquisa divulgada em outubro de 2019, sobre as tendências de comportamento dos stories na rede social mais popular do Brasil, o Instagram.

Se o objetivo é gerar conversas e engajamento, os stories são uma excelente ferramenta para atingir seu objetivo. É o canal que mais se aproxima da vida real do influenciador, permitindo gerar conexões com seus seguidores, através de fotos, vídeos e interação por meio de pesquisas e perguntas. Os conteúdos, que ficam disponíveis por 24 horas no Instagram, são perfeitos para visibilidade e, em harmonia com os posts do Feed, podem gerar um excelente engajamento para o seu perfil da rede social e para atingir os seus propósitos.

O levantamento da Squid realizado em julho de 2019 apresenta informações relevantes sobre o comportamento do brasileiro no Instagram, em relação a volume, horários e engajamentos dos influenciadores nesse novo formato da rede social. Confira a seguir alguns dos destaques da pesquisa.

Horários de maior engajamento de stories

De acordo com o levantamento da Squid, o engajamento do stories não sofre diferenças conforme o horário ou dia da semana de postagem. O horário do engajamento pode variar pelo fato de a postagem ficar disponível por 24 horas completas, podendo ocorrer a visualização a qualquer momento desse período. Mas temos uma curiosidade pra te contar! O horário das 23h é o preferido do brasileiro com o maior número de impressões ao longo da semana, em especial às sextas-feiras, levando em conta que a maioria das pessoas já estão deitadas na cama e mexendo no celular.

Importante lembrar que o engajamento por horário de postagem depende muito mais da audiência do perfil do que do comportamento observado na própria rede social. Portanto, o público do seu perfil será o responsável em ditar as regras do horário da sua audiência, e você poderá consultar essas informações clicando nas três barrinhas ao lado direito superior do seu perfil de Instagram, em “informações” e depois “atividade”. O desafio é encontrar o melhor horário pra você atingir seu público-alvo.

Formato da mídia: fotos x vídeos

Qual é a melhor opção: fotos ou vídeos nos stories? A Squid aponta em sua pesquisa que três quartos das postagens dos influenciadores representam mais vídeos do que fotos ou outras imagens estáticas no stories. No entanto, as fotos têm 25% mais engajamento que um vídeo. Também há dados que demonstram a aceitação no número de stories e uma queda da taxa média de engajamento de até 30% a partir do quarto story.

A importância do conteúdo

Mas as redes sociais não vivem apenas de vídeos e fotos, correto? É preciso que as postagens, tanto em Stories quanto em Feed estejam alinhadas com os conteúdos que serão publicados. A produção de conteúdo é uma fase tão importante quanto a escolha das imagens ou vídeos.

Sua empresa nas redes sociais

O Brasil possui uma população estimada de 210 milhões de pessoas, conforme apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de mais de 121 milhões dessas pessoas estão online, enquanto 144 milhões delas acessam as redes sociais durante o mês, informam dados recentes levantados através da pesquisa realizada pela Comscore, baseada no MMX Multi-Plataform Data.

Queridinho do momento para os brasileiros, o Instagram acumula uma média de 69 milhões de usuários que estão utilizando a ferramenta. Como sua empresa tem alcançado essas pessoas? Se precisar de apoio nesse processo, entre em contato com a gente e deixe-nos te ajudar a se destacar nesse universo de oportunidades.