Atualmente o WhatsApp lidera o ranking mundial de aplicativos mais usados em trocas de mensagens, somando um total de 1,3 bilhões de usuários ativos, deixando inclusive o popular Facebook para trás. Estima-se que mais de 3 milhões de empresas utilizem a ferramenta como meio de comunicação com seus atuais e potenciais clientes, fazendo com que o aplicativo seja contemplado no plano de marketing de diversas empresas.
Considerada uma importante ferramenta de comunicação ao redor do mundo, o Whatsapp hoje faz parte do cotidiano das pessoas que encontram no app um recurso para encurtar distâncias e aproximar pessoas com vínculos familiares e até mesmo que não se conhecem. No contexto das vendas, pode ser uma poderosa e eficaz ferramenta de negócios, capaz de gerenciar o relacionamento com atuais e prováveis clientes, potencializando o processo de sucesso.
De acordo com dados do WhatsApp, 70% dos usuários usam a ferramenta diariamente, enquanto a porcentagem de abertura de mensagens é entre 80% e 90%. Isso significa alta conversão, em especial quando o famoso “bate-papo” é utilizado para os negócios da sua empresa. Mas é preciso profissionalizar a experiência do seu cliente com você no aplicativo. Confira abaixo algumas dicas para fazer o seu negócio performar bem nessa importante ferramenta, impulsionando o seu negócio e gerando mais vendas.
O aplicativo também conta com recursos muito interessantes quando se fala em “vendas” de produtos ou serviços. É possível alavancar as vendas do seu negócio explorando de forma inteligente essa ferramenta. Confira abaixo nossas dicas para aproveitar ao máximo a versão corporativo do WhatsApp.
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Substitua o WhatsApp tradicional pelo WhatsApp business
Mantenha assuntos particulares separados de assuntos profissionais. Quando um cliente lhe contatar é preciso tornar a experiência desse contato o mais profissional possível. Para tanto, abstenha-se de fotos particulares e faça a substituição destas pela logo do seu negócio. Inclua também importantes dados, como o descritivo sobre a empresa, seu endereço físico e como o cliente pode chegar até lá. O aplicativo é gratuito, e é uma ótima opção para pequenas e médias empresas.
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Não faça SPAM
O próximo passo é ter em mente que mensagens em massa, ou seja, o famoso SPAM é proibido. A ferramenta possui políticas de uso, com uma série de ressalvas e observações importantes que a empresa deve seguir em respeito ao consumidor para que não sofra eventuais penalidades. Todo e qualquer contato por intermédio da plataforma deve conter autorização prévia do cliente. Outro ponto primordial é que as contas não podem utilizar provedores não autorizados para divulgação de mensagens indesejadas, como propagandas e outros. A conta estará, inclusive, passível de exclusão. Atente-se aos pré-requisitos para criar e manter boas conexões com os seus clientes e aqueles que têm grande potencial para isso.
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Explore ao máximo as mensagens automáticas
Procure ser muito breve, sem mensagens extensas. As pessoas não têm tempo a perder e querem apenas receber sua atenção e tirar eventuais dúvidas para a compra de um determinado produto ou serviço que o seu negócio esteja oferecendo. As mensagens automáticas são boas opções para saudações, por exemplo, como dar boas-vindas a um novo contato ou avisá-lo através de uma mensagem de ausência que todos os atendentes estão indisponíveis no momento, informando os horários certos de atendimento da companhia. O recurso de respostas rápidas garante que o seu cliente receberá atenção imediata assim que encaminhar a mensagem, evitando qualquer tipo de situação indelicada.
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Organize seus contatos com etiquetas personalizadas
Um dos recursos mais legais do WhatsApp Business é a possibilidade de organizar seus contatos com etiquetas personalizadas de acordo com os critérios que você definir. Desse modo, você poderá categorizá-los conforme a demanda e o grau de interesse formando, por exemplo, um “funil de vendas” e direcionando as mensagens a eles de forma completamente estratégica.
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Ative seus contatos de forma profissionalizada
Outro ponto bacana que reforça a prática de vendas através dessa ferramenta é utilizá-la para ativar contatos atuais e antigos de acordo com os critérios que você definiu no passo anterior. Explore em suas comunicações o uso de imagens, vídeos e também mensagens de voz. Criar essa relação de proximidade com seu cliente, com mensagens claras e que tenham propósito deverão fazer toda diferença para os resultados do seu negócio.
Você usa o Whatsapp Business? Como tem sido a experiência? Para saber mais sobre como esta e outras ferramentas digitais podem te ajudar a alavancar seu negócio entre em contato com nossa equipe. 😉