Você já ouviu falar em estratégias de posicionamento? Sabe o que isso significa? Para responder a essa pergunta, vamos fazer um exercício juntos, combinado?
Quando pensamos em Disney, Netflix, Apple e McDonald ‘s, qual a primeira coisa que vem à nossa mente? A dica aqui, é que você feche os olhos e realize a associação dessas marcas com aquilo que lhe vem primeiro à cabeça.
Bom, podemos dizer que a Disney nos remete a contos de fada, Netflix a filmes e séries, Apple ao Iphone e o McDonald’s a fast food. Acertamos algum destes? As estratégias de posicionamento são exatamente isso, ou seja, a forma que uma empresa é lembrada pelo seu público.
Por meio de um bom posicionamento estratégico, as marcas conseguem se destacar no mercado e ainda transmitir a imagem que desejam aos consumidores. No entanto, existem diferentes tipos de posicionamento e é sobre isso que vamos falar detalhadamente no artigo de hoje. Continue a leitura!
O que são estratégias de posicionamento?
Como abordamos no início do conteúdo, estratégias de posicionamento são planos pensados pela empresa ou pela sua agência de comunicação para se destacar no mercado. Neste contexto, o posicionamento trata-se da forma como uma marca agrega vantagem competitiva e se sobressai dos concorrentes com os mesmos objetivos.
Para definir um bom posicionamento estratégico, a empresa precisa ter uma ampla visão dos recursos que possui, bem como do seu público e o cenário em que está inserida. Ter consciência desses pontos é fundamental para que ajustes possam ser feitos com a finalidade de os resultados serem mais assertivos.
Além disso, as estratégias de posicionamento são muito importantes, uma vez que todas as ações de marketing da empresa são planejadas com base nelas. Uma empresa de fast-food, por exemplo, ao informar que não usará mais canudos de plástico mostra aos consumidores que o seu posicionamento estratégico é mais sustentável e consciente e, por meio de campanhas, atinge pessoas que lutam pela sustentabilidade ambiental.
Já outras empresas podem ser reconhecidas por outros posicionamentos, como:
- ser a mais tradicional;
- a mais popular;
- a mais moderna;
- a mais acessível;
- a mais tecnológica;
- dentre outros.
Independentemente de qual sejam as suas estratégias de posicionamento, elas devem considerar todas as ações praticadas pela empresa, ou seja, jamais podem ir de encontro a posição adotada.
Para deixar claro, utilizando mais uma vez o exemplo da marca sustentável: se ela, na teoria, demonstra preocupação com o meio ambiente, porém, na prática não faz o descarte correto de seus resíduos, então ela vai contra a imagem que afirma ter. Com isso, a empresa não só perde a credibilidade, quanto perde seus consumidores também.
Quais são os tipos de estratégias de posicionamento?
Agora que você já sabe o que são estratégias de posicionamento, precisa entender que existem diferentes maneiras de colocá-las em prática. Veja a seguir quais são os principais tipos de posicionamento:
Estratégia de posicionamento por preço
Essa é uma das estratégias de posicionamento mais conhecidas pelos consumidores. Isso porque, é bem utilizada por marcas famosas. Um bom exemplo disso, é a Coca-Cola, que possui um preço mais alto que os demais refrigerantes, porém continua sendo a preferência da maioria.
Isso acontece porque, além de vender a bebida de cola, ela também vende todo um contexto e representação.Não é à toa que muito se ouve: “A Coca-Cola não abaixa seu preço por medo do preço da Dolly”. Ou seja, ainda que seu valor seja maior, ela garante o favoritismo.
Contudo, existem estratégias de posicionamento por preço que se dão pelo mais baixo. É o caso das canetas Bic, que possuem um valor super acessível, porém não perdem de forma alguma para marcas mais caras.
Estratégia de posicionamento por diferenciação competitiva
No caso das estratégias de posicionamento com foco na diferenciação competitiva, é preciso que a marca tenha algo de destaque e possa ser utilizada como fator diferencial a seu favor.
Neste caso, podemos citar a marca Red Bull como exemplo. Isso porque ela dispõe de um diferencial dos demais energéticos. A sua campanha “Red Bull te dá asas”, tem como objetivo mostrar ao consumidor que a bebida em questão oferece o que nenhum concorrente é capaz.
Obviamente, a Red Bull não presenteia o cliente com um “par de asas”, no entanto, ela consegue vender um energético por meio de uma promessa de “melhor estilo de vida”. Assim, marcas como essas precisam se empenhar para mostrar o que têm de melhor.
Estratégia de posicionamento por monopolização de mercado
A estratégia de posicionamento por monopolização de mercado acontece quando uma determinada marca, de forma intencional ou não, é dominante no setor em que está inserida. Isto é, a única a oferecer determinado produto ou serviço.
Podemos citar a Petrobras como exemplo, que tem prioridade no investimento de extração de petróleo. A falta de concorrência neste setor faz com que a marca não precise investir muito em propagandas para vender, uma vez que são únicas no mercado.
Estratégia de posicionamento por benefício
Por fim, a estratégia de posicionamento por benefício está relacionada aos resultados que os consumidores terão ao adquirir os produtos ou serviços da empresa em questão. Um exemplo disso é a Netflix, que não vende apenas um serviço de séries e filmes, mas sim, os momentos de lazer e diversão com a família.
A Netflix tem uma excelente forma de se comunicar com os seus clientes e sempre mostra o quão benéfico uma assinatura de streaming pode ser.
Pronto para colocar as estratégias de posicionamento da sua empresa em prática?
Ao fim deste conteúdo, ficou claro que as estratégias de posicionamento são, sem dúvida alguma, o planejamento para o sucesso e permanência de um negócio em qualquer área.
No entanto, é fundamental alinhar o posicionamento estratégico da sua empresa a um branding que reforce a identidade e a imagem que você deseja passar aos clientes. Para isso, nós, da PlanoBWeb, podemos te ajudar a encontrar o melhor caminho para que isso seja possível.
Se deseja colocar as estratégias de posicionamento da sua empresa em prática, entre em contato agora mesmo com o nosso time e juntos, vamos alinhar os objetivos em busca de resultados assertivos e destaque dos concorrentes.
Caso tenha alguma dúvida, comente aqui para podermos te ajudar e, não se esqueça de compartilhar o conteúdo com outras pessoas que têm o mesmo questionamento que o seu. Nos encontramos no próximo artigo!