Uma das redes sociais preferidas dos brasileiros anunciou no meio do ano o teste quanto a ocultação do número de likes em publicações. A iniciativa, que permite que o autor do post confira a quantidade de likes, passará a ser inexistente para os seguidores, que não terão mais acessos aos dados. A medida, ainda em testes na Austrália, é válida somente ao smartphone e poderá ser aderida em outros países também.
O Facebook
Criado no início de 2004, o Facebook alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos na rede oito anos após o seu lançamento, e um total de mais de 2 bilhões de usuários ativos em 2016. O acesso pode ser realizado de forma gratuita, criando perfis para compartilhamento de mensagens, fotos e listas de interesse pessoais. Possibilita também a conexão em formato de grupo de amigos.
Segundo Chris Hughes, porta-voz da rede social, os usuários gastam em média 19 minutos por dia navegando no Facebook. Entre os recursos mais utilizados estão as interações através do botão “curtir/gostar”, em que podem demonstrar entre si a aprovação por conteúdos de status, comentários, fotos, propagandas e links compartilhados por amigos. Em 2016 a rede ampliou os recursos, oferecendo aos usuários novos tipos de reações, como “amei”, “uau”, “haha”, “triste” e “raiva”, opcional que oferece uma experiência maior aos usuários da rede.
De acordo com dados da pesquisa da Media Trends 2018, o Facebook é a segunda rede social mais acessada pelos usuários brasileiros, com 29,6% das preferências destacadas no questionário, ficando atrás apenas do Instagram, com um total de 47,1% das preferências apontadas durante a pesquisa.
Os acessos na plataforma ocorrem em sua maioria através do mobile e o desktop deixa aos poucos de ser preferência do brasileiro neste quesito, apontam dados da Comscore, por meio da ferramenta Media Metrix Multi-Plataform. Adicionalmente, a ferramenta da Shareablee, também em parceria com a Comscore, destaca que os posts que possuam de 10 a 14 palavras são os mais clicados no Facebook, gerando mais participação entre os usuários.
Mudanças nos likes
A rede social que é um sucesso entre os brasileiros está planejando seguir os mesmos passos do Instagram, que anunciou recentemente o fim das curtidas nas redes sociais. A proposta da iniciativa é diminuir o clima de competição entre os usuários, através da ocultagem de likes, fato que foi anunciado pela empresa ao site de tecnologia TechCrunch em setembro de 2019. Com a ação, apenas os criadores da postagem poderão ter acesso a contagem exata de curtidas e reações dos seus seguidores, para os demais a quantidade ficará escondida.
A ação tem o intuito de evitar que as pessoas se comparem de forma depreciativa, fato que pode gerar ao sofrimento psicológico e ao isolamento, a rede social está analisando o fim do número de curtidas. A iniciativa, que ainda não é confirmada, promete acontecer de forma gradativa. A plataforma afirma que os testes serão baseados no impacto do uso da rede social, em especial, nos rendimentos financeiros obtidos através dos anúncios.
E você? Qual a sua opinião sobre esse assunto? Conte aqui pra gente se você é a favor ou não do fim das curtidas no Facebook.