Dentre as principais boas práticas de SEO, uma que se destaca é o link building. Essa estratégia já passou por algumas transformações e, se no passado o foco do link building era quantidade, nos dias atuais o que se preza é a sua qualidade.
Para aplicar o link building é necessário construir uma rede de links em suas páginas para que o Google as reconheça como autoridade no nicho de atuação. Essas associações têm a função de mostrar ao buscador a relevância de um site na web, o que é fundamental para alcançar um bom posicionamento nos resultados de busca.
Esse tipo de estratégia é uma prova de que não basta ter uma página com conteúdos relevantes e design responsivo, é necessário investir em Link Building para se ter destaque no mundo digital. Por esta razão, no artigo de hoje, vamos falar detalhadamente sobre o assunto. Acompanhe!
O que é Link Building?
O link building trata-se de um conjunto de estratégias de SEO que tem como finalidade a construção de uma rede de links que ajudam no direcionamento do tráfego e melhoria da autoridade da página diante dos buscadores.
Para exemplificarmos, o link building ocorre quando determinados sites da web fazem menção à sua marca, por intermédio de links que auxiliam outros usuários a chegarem até a sua página. Da mesma maneira, quando o seu site direciona pessoas para outros sites relevantes, ele também ganha pontos.
Em outras palavras, tanto os links externos, como os internos são importantes, no entanto, quando citamos link building, normalmente falamos em links externos, os também chamados de backlinks ou inbound links.
Esses links são responsáveis por mostrar ao Google a autoridade e popularidade do site perante ao mercado, ou seja, o buscador analisa os links para saber de suas referências. Assim, quanto mais links confiáveis o site recebe, mais relevância ele conquista diante da sua área de atuação.
Nesta prática, o algoritmo também consegue verificar o texto-âncora, o conteúdo gerado em torno do link, a posição do site e os demais fatores que implicam no rankeamento e indexação da página linkada.
Além disso, por meio do link building, a experiência do usuário também é melhorada, pois faz com que as pessoas conheçam novos sites e conteúdos de seu interesse. E a lógica por trás de todo esse contexto é bem simples: quanto mais links de qualidade mencionarem a sua página, mais o Google entenderá a relevância dos seus conteúdos.
O link building é, portanto, uma das ações mais trabalhosas e importantes das práticas de SEO. Ele ajuda com o posicionamento, gera tráfego e atrai novos usuários. Por essa razão, é uma estratégia necessária para a melhoria do seu site.
Qual é a importância do Link Building?
O link building não é apenas importante, como fundamental para qualquer empresa que deseja garantir mais pontos com o Google. Desta forma, vamos imaginar que você tenha um excelente conteúdo em seu site, porém ainda não conquistou autoridade no assunto. Por meio de outros sites confiáveis que irão direcionar os usuários até a sua página, você se torna, então, uma fonte confiável.
Entretanto, vale lembrar que a forma de fazer link building mudou bastante. Ou seja, durante um longo tempo a construção de backlinks era realizada por intermédios de táticas que tinham a função de enganar o algoritmo. Em outras palavras, qualquer pessoa podia gerar links para o próprio site e em grandes quantidades, prejudicando a experiência do usuário.
Isso porque, o objetivo da maioria era garantir uma boa classificação nos mecanismos de buscas e, por essa razão, se criava sites aleatórios, repletos de links sem qualidade, apontando para a própria página. Além disso, também haviam ferramentas que geravam links a partir dos textos-âncoras.
Contudo, nos dias atuais, os algoritmos do Google passaram por diversas atualizações e ganharam mais refinamento e inteligência. Assim, práticas como as mencionadas acima, também chamadas de black hat, não são mais suportadas e podem resultar até mesmo na punição do site, sendo este, retirado do ar.
Como o Google avalia os links?
O Google possui diversos fatores para classificar um site no ranking. Dentre os principais, podemos encontrar a avaliação de links. Essa avaliação vai muito além da quantidade, isto é, ainda que ela seja importante, precisa ser combinada com fatores que veremos a seguir:
- diversidade de links: quanto mais sites falarem sobre o seu, melhor será. Para o Google, quantos mais links de domínios diferentes um site recebe, mais autoridade ele tem;
- contexto do link: o Google também entende que os links dos sites que são associados ao seu nicho de atuação são mais relevantes e tem maior valor, pois faz mais sentido ao público. Além disso, a posição do link também importa, ou seja, se ele está no conteúdo principal ou se é apenas citado no rodapé, por exemplo;
- texto-âncora: o texto-âncora também diz muito sobre a sua página. Normalmente ele traz alguma palavra-chave ou descrição daquilo que o usuário vai encontrar ao clicar no site linkado. O Google também usa esse fator para a indexação;
- confiabilidade: quanto mais próximo o seu site estiver de páginas confiáveis, mais o Google identifica como relevante. Os sites confiáveis são os que ajudam a construir uma web mais segura para os usuários e, para avaliar essa confiabilidade, é considerado fatores como certificado de segurança, qualidade do conteúdo e tempo de domínio;
- nofollow x dofollow: outro fator que o Google usa para avaliar os links de um site é o atributo “nofollow”, ou seja, quando este é inserido no código do link, o algoritmo entende que não deve considerá-lo para o rankeamento da página que foi linkada.
Como fazer Link Building?
Para fazer link building, é preciso conhecer algumas práticas. Confira as principais abaixo:
1. Crie ativos de marketing digital
Para a ampliação de chances de compartilhamento, é fundamental investir na criação de ativos de marketing digital, isto é, ativos linkáveis. Com um bom conteúdo e de grande relevância ao público, nem é preciso se esforçar para gerar links.
2. Busque por parceiros para backlinks
Além de bons conteúdos, é essencial buscar parceiros para os backlinks, ou seja, sites que possuem a confiança no Google, são autoridades no mercado e fazem parte do seu nicho de atuação. Ao encontrar esses parceiros, faça uma abordagem amigável e ofereça ajuda com algum problema ou conteúdo. Demonstre o interesse em contribuir e construa uma relação de parceria e confiança.
3. Faça guest posting e co-marketing
Após encontrar boas parcerias, você pode propor algumas ações para os backlinks. As técnicas mais utilizadas normalmente são o guest posting e o co-marketing. O guest posting trata-se da criação de conteúdos como um convidado da página, ou seja, você produz o post para o site do parceiro e, em troca, ele permite a inserção de um ou mais links para a sua página. Já o co-marketing se refere a criação de materiais em conjunto, de forma que os dois parceiros promovam o material e os links em conjunto.
4. Encontre menções sem link
Caso você encontre menções sem o link, o que é muito comum, é possível entrar em contato com o dono do conteúdo e pedir para incluir o seu site. É claro que não basta solicitar o seu desejo. É necessário investir em uma aproximação gentil e soluções em conjunto.
5. Redirecione links quebrados
Muitas vezes, os links deixam de fazer parte de um site, isso porque, conteúdos são constantemente atualizados e as páginas mudam sua estrutura de URL, ocasionando em muitos links quebrados.
Em razão disso, quando o usuário acessa esses links, se deparam com o “Erro 404”, que informa que a página em questão não pode ser encontrada. Quando essa situação ocorre, além de frustrar o usuário, o tráfego é perdido.
Para resolver essa questão, você pode fazer o redirecionamento dos links quebrados para outro site, por meio do “Redirect 301”, que consiste em uma alteração no código do site no qual a pessoa é direcionada para a página correta.
Invista no Link Building!
Como você percebeu, a estratégia de link building, assim como todas as boas práticas de SEO, devem ser consistentes. Embora seja uma prática mais trabalhosa que as demais, costuma trazer excelentes resultados.
Por esta razão, avalie o perfil de links das suas páginas, faça sempre as correções e redirecionamentos adequados e não se esqueça de buscar por oportunidade de parceria para melhorar cada vez mais os seus backlinks. Em outras palavras, mostre aos buscadores a sua autoridade nos assuntos.
Por meio de muita persistência, é possível chegar ao nível de não precisar ir atrás dos backlinks, focando apenas na criação de conteúdos relevantes e de qualidade. Desta forma, sua página pode atrair visitantes e parceiros de forma orgânica. Se este conteúdo foi útil, assine a nossa newsletter para não perder outros assuntos como este. Até a próxima!