Alguma vez você já parou para pensar se as informações transmitidas pela sua empresa conseguem alcançar a compreensão de todos os públicos? Em outras palavras, já passou pela sua cabeça que um texto escrito pode não ser benéfico para uma pessoa com deficiência visual, bem como um vídeo pode não ser totalmente compreendido pelos deficientes auditivos?
É por esse tipo de questionamento que o ideal é que a sua marca invista em acessibilidade digital. Ou seja, se o seu negócio busca por uma presença na internet, muito além de um site e boas postagens nas redes sociais, é fundamental garantir que todas as pessoas consigam acessar os conteúdos publicados pela sua equipe.
Em razão disso, neste artigo, você vai entender o que é acessibilidade digital, qual a sua importância e como é possível adaptar as ideias da sua marca para que elas possam ser compreendidas por todas as pessoas. Continue a leitura!
O que é acessibilidade digital?
A acessibilidade digital é a prática que elimina qualquer obstáculo de navegação na internet para pessoas com deficiência. Isto é, ela é responsável por tornar aplicativos, sites e todas as ferramentas on-line mais acessível para todos os usuários.
Desta forma, a ideia existente por trás desse conceito é a de garantia para que todas as pessoas tenham direito às mesmas informações, ainda que possuam deficiências, limitações ou qualquer outro tipo de dificuldade.
Dentre as dificuldades mais comuns, podemos citar:
- acesso limitado aos monitores pequenos;
- limitações de audição e visão;
- problemas de mobilidade relacionados a utilização de mouse;
- dentre outras.
Em razão das questões mencionadas acima, é cada vez mais necessário que exista um planejamento de usabilidade de páginas de blogs, sites e afins, para que todos os indivíduos, mesmo os com as características apresentadas, possam navegar na internet sem nenhuma barreira.
Além de ser algo que é direito de todos, a acessibilidade digital também ajuda o público da sua marca a ter uma navegação mais clara e entendimento completo dos seus conteúdos. Assim, a sua empresa também tem mais chances de elevar os lucros e oferecer acesso aos indivíduos que, por vezes, são negligenciados em outros canais digitais.
Qual é a importância da acessibilidade digital?
Como vimos no tópico anterior, não são apenas as pessoas com deficiência que ganham quando a sua marca investe em acessibilidade digital. Por meio dessa prática, a sua empresa se diferencia das demais e consegue levar informações e serviços para todos os públicos.
Ademais, o negócio que aposta em acessibilidade digital também é visto como promotor de inclusão e diversidade, sendo reconhecido pela humanização da marca e valorização de seus consumidores, além de cumprir com o Decreto Federal n° 5.296, que dispõe da obrigatoriedade de garantia de acessibilidade a todas as pessoas.
Outra questão associada à acessibilidade digital é a que diz respeito ao desempenho do seu site. Em outras palavras, quando uma página investe em acessibilidade, ela passa a oferecer melhor navegação, ou seja, uma melhor experiência para o usuário, seja ele deficiente ou não.
Desta forma, a remoção dos obstáculos, junto a melhoria da experiência do consumidor e a ampliação da entrega do conteúdo da empresa, contribuem diretamente para que as suas páginas tenham um bom ranqueamento.
05 dicas para criar conteúdos com acessibilidade digital
Agora que você já sabe o que é acessibilidade digital e a importância dessa prática, vamos te ajudar com 05 dicas para tornar os seus conteúdos mais acessíveis para todas as pessoas. Acompanhe!
1. Utilize descrições nas imagens
Publicar conteúdos com ilustração é sempre uma boa opção. No entanto, para a acessibilidade digital é fundamental utilizar descrições nas imagens. Essas descrições não devem fazer referência ao produto ou serviço e sim, a imagem em si para que os programas especializados consigam repassar de forma adequada o que está sendo exposto.
2. Use marcações nos textos
As marcações dos textos são excelentes maneiras de traduzir as emoções que o conteúdo deseja passar ao usuário e, além disso, podem ser usadas para facilitar o acesso de todas as pessoas. Um bom exemplo é inserir um botão “x” na cor vermelha para ajudar a pessoa a cancelar determinada ação. Esse tipo de recurso auxilia quem possui baixa visão ou dificuldades em identificar contrastes nas cores.
3. Utilize áudios
Os áudios são bem-vindos para as pessoas que possuem dificuldade de leitura. Ou seja, por meio deles é possível escutar um artigo, por exemplo. Ademais, os conteúdos com áudio também facilitam a vida de quem possui uma rotina mais agitada e não consegue parar para ler um texto.
4. Insira legenda nos vídeos
Outra dica de acessibilidade digital é a inserção de legendas nos conteúdos em vídeos. Desta forma, as pessoas com problemas de audição podem acompanhar todas as informações apresentadas sem dificuldade. Além disso, quem tem o hábito de ver vídeos sem volume também consegue entender do que ele se trata por meio das legendas.
5. Crie links acessíveis
É muito comum que os links vinculados aos conteúdos em sites e blogs sejam clicados por meio do mouse. No entanto, para as pessoas que dispõem de problemas motores ou os usuários com deficiência visual que fazem o uso de leitores de tela por meio da tecla TAB, essa pode não ser uma boa opção.
Por essa razão, o ideal é criar links claros, descritivos que indiquem o conteúdo de destino. Por exemplo: “Para saber mais sobre o assunto, acesse o site tal”, “Saiba mais sobre o artigo na página tal”.
Entendeu a importância da acessibilidade digital?
Investir em acessibilidade digital não consiste apenas em boas práticas de SEO ou na melhoria da experiência do consumidor. Esse conceito também ajuda a sua marca a se posicionar melhor no mundo digital, apoiando e incentivando a inclusão.
Esperamos que este artigo tenha sido válido e te ajude a implementar a acessibilidade digital nos conteúdos criados pela sua empresa. Se tiver alguma dúvida, escreva abaixo ou entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer orientá-lo.
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