Uma coisa é fato: a internet mudou a forma como promovemos o nosso negócio. Há quem lembre da época em que dependíamos quase que exclusivamente do marketing boca a boca, ou então quando precisávamos fazer panfletos e contratar alguém para distribui-los diariamente. Não que essas coisas não funcionem mais, inclusive as indicações, por exemplo, seguem sendo uma excelente maneira de fechar vendas.
No entanto, o marketing digital é quem manda na maior parte atualmente. Se antes as empresas só precisavam ter um site, hoje o ideal é que estejam presentes nas redes sociais, invistam em anúncios, enviem e-mail marketing e mais uma infinidade de estratégias para a captação e fidelização de clientes.
Contudo, nem todos os negócios possuem conhecimento, recursos financeiros e uma equipe para cuidar disso em tempo integral. Por esta razão, uma agência de marketing digital tende a ser a melhor alternativa.
Esse tipo de agência conta com profissionais especializado e desenvolve todas as atividades de marketing necessárias para a potencialização da sua empresa no mundo virtual. Para que você conheça mais detalhes sobre o assunto, continue a leitura!
O que é uma agência de marketing digital?
Uma agência de marketing digital é uma empresa que presta serviços para os negócios que desejam promover a sua marca e seus produtos nos mais diversos canais digitais. Por meio de profissionais especializados e estratégias de divulgação e relacionamento, a agência auxilia os clientes com as estratégias digitais necessárias para crescerem na internet.
Esse tipo de agência surgiu devido ao crescimento e a popularização do marketing digital. Em outras palavras, a partir do momento em que as ações e campanhas do mundo virtual passaram a ser relevantes, empresas foram se especializando no assunto.
Por esta razão, grande parte das agências de marketing digital seguem a linha das já conhecidas agências de publicidade, ou seja, atuam com os setores de planejamento, criação e atendimento, porém oferecem áreas voltados para desempenho, práticas de SEO, produção de conteúdo, dentre outras.
Além disso, as agências de grande porte também contam com equipes designadas para cada uma dessas áreas, enquanto as de pequeno porte, dispõe de equipes menores ou se intitulam como: agência especializada em social media, agência especializada em SEO, agência de marketing de conteúdo e assim por diante.
Desta forma, o cliente pode fechar um negócio continuo ou contratá-las para estratégias pontuais, como social media ou e-mail marketing. Ademais, também podem contratá-las para períodos como Campanha de Páscoa, Black Friday ou Dia das Mães, por exemplo.
O que uma agência de marketing digital faz na prática?
É fundamental ter em mente que uma agência de marketing digital não utiliza apenas ferramentas para promover o crescimento on-line de uma empresa. Esse tipo de agência conta com a expertise de profissionais que conhecem o mercado digital e sabem como identificar, planejar e aplicar as estratégias ideais para cada negócio.
Em outras palavras, a agência de marketing digital trabalha de forma estratégica e não somente operacional. Assim, as suas funções vão desde o planejamento das ações, até a prática em si. Dentre os serviços oferecidos, podemos destacar:
Planejamento estratégico
Toda boa parceria se inicia por meio de um planejamento estratégico. Em outras palavras, a agência digital começa colhendo as informações relevantes do segmento do cliente, além dos dados do negócio e seus principais concorrentes. No entanto, para isso, é fundamental haver a integração mútua para que a agência capte o contexto total da empresa.
Após a coleta e alinhamento dos dados, a agência de marketing digital traça o melhor planejamento estratégico com base nos gargalos identificados visando trazer os resultados esperados.
Gestão das estratégias dos canais digitais
Além do planejamento estratégico, a agência de marketing digital também é responsável pela gestão das estratégias dos canais digitais. Isso significa que ela não cria apenas os anúncios, como também gerencia todas as campanhas realizadas por meio de mídias pagas.
Para esse tipo de função, é fundamental ter uma visão mais ampla sobre os canais e as estratégias necessárias, como: SEO, redes sociais, e-mail marketing e assim por diante.
Criação de anúncios on-line
Para gerar mais vendas e conversões para qualquer negócio, é essencial investir nos anúncios on-line e esta é uma das principais atribuições da agência de marketing digital. Além da criação dos anúncios, a agência também é responsável pela definição de objetivos, segmentação de público-alvo, gerenciamento da verba disponível e mensuração dos resultados.
Produção de conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante não pode faltar em nenhuma estratégia de marketing digital. Seja para otimização do site, criação de um blog, movimentação das redes sociais, dentre outras necessidades. Por esta razão, muitas agências dispõe da área de marketing de conteúdo com profissionais especializados em criação de artigos e demais conteúdos relevantes.
Profissional de design e web designer
Normalmente, as agência de marketing digital também dispõem de profissionais de design e web designers, isso porque, para acompanhar os artigos relevantes, é fundamental contar com bons layouts, imagens e até mesmo a interface de uma página.
Desenvolvedores de sites
Os profissionais que não faltam nas agências de marketing digital são os desenvolvedores de site. Eles são responsáveis pela programação de sites, blog, landing pages e demais páginas da web. Além disso, as agências podem desenvolver softwares, aplicativos mobile e demais tipos de programas.
Mensuração de resultados
A mensuração de resultados não está atrelada somente aos anúncios, mas sim na totalidade. Ou seja, a agência de marketing digital precisa mostrar ao cliente se os objetivos traçados foram alcançados e quais foram os impactos para o negócio. Em razão disso, o acompanhamento dos resultados é fundamental e necessário para identificar quais as estratégias precisam ser alteradas e o quais devem ser mantidas em cada período.
Uso de ferramentas
Por fim, o uso de ferramentas são muito importantes. Elas são essenciais para que as atividades mencionadas nos tópicos anteriores sejam colocadas em prática. Ferramentas que auxiliam na gestão de redes sociais, pesquisa de concorrência, envio de e-mail marketing e CRM fazem parte das utilizadas.
Quais os benefícios de contratar uma agência de marketing digital?
Dentre os principais benefícios de contratar uma agência marketing digital, podemos destacar:
- expertise dos profissionais: os profissionais das agências de marketing digital são especializados nas mais diversas áreas e estão em constante processo de atualização;
- economia com softwares e ferramentas: para utilizar determinadas estratégias de marketing digital, é essencial contar com softwares e ferramentas que acabam saindo caro. Além disso, é necessário investir em treinamento para a equipe. Com a agência de marketing digital, a sua empresa não precisa gastar com nada disso e ainda conta com especialistas em cada uma das plataformas;
- foco na atividade principal da empresa: enquanto a agência de marketing digital foca na aplicação das estratégias, a sua empresa pode se dedicar as atividades principais;
- custo-benefício: investindo em um valor mensal ou por campanha, a sua empresa recebe um serviço completo que entrega muito mais que o valor cobrado.
Conte com o nosso time para o crescimento do seu negócio no digital
Chegamos ao fim e até aqui você conseguiu notar o quanto uma agência de marketing digital pode ajudar o seu negócio a crescer na internet, não é mesmo? No entanto, antes da contratação, é fundamental conhecer a agência e entender quais são os serviços que ela oferece e quais fazem mais sentido para você no momento.
Nós, da PlanoBWeb, podemos te ajudar com essa missão! Se você chegou até aqui, é notório que deseja alavancar a sua presença no digital, ampliar o reconhecimento da sua empresa e, consequentemente, as suas vendas. Para isso, basta entrar em contato com o nosso time e iremos te auxiliar nos próximos passos para alavancar o seu negócio no mundo virtual.
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