Marketing

Marketing e empreendedorismo: qual a relação?

Seja pelo desejo de transformar sonhos em realidade, ou para driblar questões econômicas, é cada vez mais comum nos depararmos com o empreendedorismo no Brasil. Para se ter uma ideia da veracidade dessa informação, o G1 trouxe um dado confirmando que, em 2022, foram abertas cerca de 7,2 mil empresas por dia.

Não, você não leu errado, são mais de 7 mil pessoas que decidem empreender diariamente no país. Considerando esse cenário, é evidente que diversos desafios cerquem os empreendedores e, o principal deles, é competir no mercado, especialmente com negócios mais conhecidos, que dispõem de mais recursos.

É nesse sentido que o marketing e o empreendedorismo se relacionam. Isso porque, é por meio do marketing e suas diferentes variações que uma empresa consegue se destacar no seu segmento.

Entretanto, é fundamental entender como essa dinâmica funciona para que ela exerça um importante papel durante toda a jornada empreendedora. Para isso, neste artigo, vamos abordar este assunto em detalhes e ainda deixaremos as principais estratégias de marketing para alcançar o sucesso no empreendedorismo. Acompanhe!

Antes de tudo, o que é marketing?

Marketing é um assunto extenso, que pode render centenas de artigos. No entanto, podemos defini-lo por um conjunto de ações que agregam valor na divulgação e entrega de produtos e serviços.

Em outras palavras, o marketing é responsável por desenvolver análises e explorar estratégias para satisfazer os consumidores, gerando lucro e fortalecimento de marca para os negócios.

Ao avaliarmos o mundo ao nosso redor, veremos que tudo demanda marketing. Seja na televisão, no rádio, na internet, nas ruas, a todo o momento presenciamos uma estratégia de marketing em algum lugar.

Nesse sentido, fica claro que o marketing não é usado apenas para vender, mas também para atrair a atenção das pessoas. Ou seja, imagine que você esteja andando por uma rua repleta de lojas e lembra que precisa comprar uma determinada peça de roupa. Como você escolheria o estabelecimento diante de tantas opções?

A resposta para essa pergunta é muito simples: ou você entraria na loja com mais placas e banners de promoção, ou naquela cuja vitrine lhe chamou mais a atenção. Independentemente da opção, em todas elas, você teria sido fisgado pelo marketing.

Podemos citar outro exemplo, porém, desta vez, no ambiente on-line. Suponhamos que você esteja precisando de um serviço de contabilidade e decida pesquisar na internet por profissionais que atuam nesse ramo. Obviamente, a sua pesquisa renderá diversos resultados, como você opta por apenas um?

Esta é outra resposta simples: ou você escolhe uma empresa com um excelente site que contenha os serviços oferecidos muito bem explicados, layout padronizado, avaliação de consumidores e demais elementos que lhe transmitam confiança. Ou aproveita alguma promoção que chegou até você após a pesquisa, pelas redes sociais, por exemplo.

Vale acrescentar que, certamente, as opções que você avaliou estavam nas primeiras páginas do Google, acertei? Ou então, entre as mais engajadas com os usuários. Em qualquer uma delas, o marketing estava presente. Em outras palavras, para chegar até o consumidor, o empreendedor precisa contar com esse tipo de estratégia, seja ela orgânica ou paga.

Afinal, qual a relação do marketing e empreendedorismo?

Até aqui, você percebeu que toda e qualquer escolha de produtos ou serviços está atrelada às estratégias de atração, não é verdade? No entanto, não ficou claro qual a relação do marketing e empreendedorismo ainda, certo? Vamos falar mais sobre o assunto, então.

Quando o empreendedor abre um negócio, seja ele físico ou on-line, o desejo sempre é crescer a sua marca e obter lucro. Isso é, exatamente, o que as estratégias de marketing proporcionam.

Além disso, por meio do marketing é possível:

  • estreitar o relacionamento com os clientes;
  • ganhar autoridade no nicho em que atua;
  • fidelizar os consumidores;
  • educar a persona;
  • destacar-se da concorrência;
  • melhorar a tomada de decisões.

Portanto, é possível afirmar que é o marketing o grande impulsionador do negócio em suas mais diferentes esferas. Isso porque, apesar de ser um dos principais critérios, vender só não basta.

Ao adentrar no empreendedorismo, é fundamental compreender que a construção e solidificação da marca é essencial. Inclusive, a empresa só ganha espaço no mercado, se conquista os clientes e se torna a referência deles.

Em outras palavras, as estratégias de marketing são as responsáveis por potencializar as vendas e ainda promover o reconhecimento e crescimento da marca, esteja ela no ambiente físico ou digital.

Contudo, para obter resultados positivos, o empreendedor precisa entender como é possível combinar marketing e empreendedorismo. É sobre isso que iremos falar no próximo tópico. Confira!

Como combinar marketing e empreendedorismo?

Para combinar marketing e empreendedorismo, 3 pilares são necessários:

  • conhecimento;
  • determinação;
  • dedicação.

Em primeiro lugar você precisa conhecer o marketing e suas definições, depois, precisa ter a determinação de implementá-lo em seu negócio e, por último, deve se dedicar muito a isso.

Agora, vamos conhecer algumas áreas do marketing e como elas podem ser usadas no empreendedorismo. Desta forma, o primeiro pilar já estará garantido, uma vez que a leitura desse tópico lhe fornecerá o principal: o conhecimento sobre o assunto.

Marketing Tradicional

O marketing tradicional, também chamado de marketing off-line, é uma das formas mais antigas de fazer marketing. Isso porque, ele faz referência às propagandas de rádio, televisão, jornais, revistas e assim por diante.

Normalmente, esse tipo de marketing exige um planejamento e orçamento maior, uma vez que se trata de anúncios transmitidos por veículos de comunicação muito bem consolidados no mercado.

Em contrapartida, o marketing tradicional também pode ser visto nas ruas, ou seja, em panfletos, banners, placas, outdoors, entre outros. Neste caso, o valor tende a ser acessível, mas ainda assim é necessário realizar um estudo profundo de público-alvo antes de aplicado.

Inclusive, este tipo de marketing costuma ter resultados melhores para quem tem um negócio físico.

Marketing Digital

As estratégias de marketing digital são aquelas encontradas no ambiente on-line. Ou seja, nos sites, blogs, posts patrocinados, e-mail marketing, busca paga (SEM) e nas redes sociais.

Normalmente, esse tipo de marketing necessita das boas práticas de SEO para gerar resultados e, obviamente, costumam ser mais interessantes para os negócios on-line. Inclusive, trata-se de um modelo de menor custo e pode ser aplicado até mesmo em plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo.

Além disso, dentro do marketing digital temos estratégias como o inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, cujo objetivo é chamar a atenção do público por meio de conteúdos relevantes que não demonstram, explicitamente, a venda do produto ou serviço.

Outbound Marketing

O outbound marketing é uma abordagem ativa de prospecção. Em outras palavras, ele se trata de um conjunto de técnicas com a finalidade de alcançar potenciais clientes, ou seja, pessoas que ainda não se envolveram ou não conhecem a marca diretamente.

Neste cenário, ele pode ser usado nos mais diferentes canais, como banners, outdoors, propagandas de televisão, sites, dentre outros. No entanto, vale dizer que, para obter resultados com ele, é necessário ter um público muito amplo para que o retorno cubra o investimento gerado na ação.

Marketing social

Estratégia que aborda a sustentabilidade, as causas sociais e ambientais, o marketing social visa apoiar e relacionar e empresa a uma estratégia que foca em solucionar algum problema existente nessas áreas.

Para aplicá-lo, é necessário encontrar uma causa na qual o negócio acredite verdadeiramente e planejar ações relevantes para ela. Um bom exemplo é o McDonald ‘s, que aposta na sustentabilidade e, por esta razão, comercializa apenas os canudos de papel. Sempre que você se depara com esses canudos, sabe de onde eles vêm.

Marketing de relacionamento

Considerado essencial, o marketing de relacionamento nada mais é que uma estratégia que garante a satisfação do consumidor durante e após a jornada de compra. Nesse sentido, ele é um marketing que gera conexão com os clientes, fazendo com a empresa seja lembrada e querida pelo seu excelente atendimento.

O ideal é que todos os negócios invistam nesse tipo de marketing, uma vez que sem ele, não é possível demonstrar o zelo pelos consumidores e, muito menos, fidelizá-los.

Marketing Viral

O marketing viral é aquele que promove campanhas que se propagam rapidamente para todas as pessoas. Normalmente, ele é feito por meio de comerciais de TV, músicas, vídeos em redes sociais e assim por diante.

Podemos citar como exemplo a campanha da Nissan do ano de 2010, que trouxe um vídeo engraçado, no qual pôneis cantavam uma música viciante numa caminhonete. O comercial prendeu a atenção do público pela originalidade e trilha sonora “chiclete”.

No entanto, embora seja um excelente tipo de marketing, é preciso ter cuidado para não viralizar de forma negativa.

Marketing de Conteúdo

A ideia central do marketing de conteúdo é a criação de conteúdos de relevância e qualidade ao consumidor, fazendo com que ele interaja e tenha uma boa impressão da marca.

Esse tipo de marketing pode ser oferecido nos blogs, sites e redes sociais nos mais diferentes formatos, ou seja:

  • artigos;
  • vídeos;
  • e-books;
  • materiais ricos;
  • lives;
  • cursos gratuitos;
  • entre outros.

Vale dizer que este tipo de marketing está atrelado ao marketing digital e também depende das boas práticas de SEO para alcançar bons resultados.

Marketing de referência

Por fim, o marketing de referência é uma das estratégias menos custosas para os negócios. Isso porque, ele ocorre quando o consumidor realiza uma propaganda dos produtos ou serviços oferecidos pela marca.

Em outras palavras, se o seu negócio apostar no marketing de relacionamento, por exemplo, automaticamente, ampliam-se as chances do marketing de referência ocorrer de forma espontânea pelos clientes.

Conte com a PlanoBWeb para alinhar marketing e empreendedorismo

Chegamos ao fim, e até aqui você percebeu que o marketing e o empreendedorismo são duas áreas que se complementam, não é mesmo? Isso porque, sem uma estratégia eficaz, dificilmente os empreendedores conseguirão identificar as necessidades dos seus clientes e, sendo assim, não haverá produtos e serviços compatíveis com o mercado.

No entanto, além de o empreendedor ter conhecimento sobre a importância de alinhar marketing e empreendedorismo, é fundamental que ele conte com um parceiro estratégico para colocar todas as ações em prática.

Para isso, nós da PlanoBWeb, temos uma equipe especializada e pronta para lhe auxiliar durante essa jornada. Se você deseja saber como essa parceria será útil para a sua empresa, basta entrar em contato conosco, clicando aqui!

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